Estudantes visitam o Legislativo e aprendem sobre a democracia

Por RJNEWS em 03/06/2022 às 06:02:36
Adolescentes apresentaram reivindicações sobre problemas de sua escola

Adolescentes apresentaram reivindicações sobre problemas de sua escola

Alunos do 7º ano do Colégio Municipalizado Carolina Curvello Benjamin, no distrito do Trapiche, visitaram a Câmara de Macaé nesta quinta-feira (2). A vereadora Iza Vicente (Rede) mostrou para os estudantes a sede do Legislativo e explicou o seu funcionamento, frisando a sua importância para a democracia.

As professoras Rita de Cássia Rodrigues Oliveira (Língua Portuguesa) e Gabriela Maia (Geografia) acompanharam a visita, que pretende complementar o aprendizado em sala de aula. Rita está ensinando gênero textual e detalhando como se faz o texto de uma lei. Já com Gabriela, os jovens aprendem sobre organização política na sociedade. "Essa visita incentiva os alunos a pesquisar, entender e participar da vida política", explicou a professora de geografia.

A estudante Anthonyelle Silva, 12 anos, leu e entregou para a vereadora Iza uma lista com reivindicações de todos os membros da escola. O documento relata a falta de materiais e equipamentos diversos (incluindo data show, computadores e internet de qualidade); o não funcionamento dos aparelhos de ar condicionado; a ausência de dedetização; de reparo predial; a baixa qualidade da iluminação; a área de lazer inadequada e até a falta de uma cadeira para o porteiro, entre outros problemas.

"Eu gosto de falar e ser a porta-voz do grupo. Mas fiquei muito surpresa em saber que só há uma mulher vereadora na nossa cidade", declarou Anthonyelle. O espanto foi confirmado pelo restante da turma, inclusive pelos meninos.

Reativação da Câmara Juvenil

Marlon Barcelo, 12 anos, disse que não imaginava que a Câmara de Macaé era tão grande. Pietro Souza Silva, 13 anos, destacou o que aprendeu: "Não sabia que até para consertar uma cadeira quebrada é preciso abrir um processo aqui".

A professora Gabriela aproveitou para explicar que isso é parte do propósito para dar transparência aos atos públicos, sobretudo com relação à gestão financeira, a fim de coibir a corrupção. "Por isso temos o Portal da Transparência, o ponto biométrico, as licitações, etc. Tudo deve ser registrado e divulgado para que a população possa acompanhar, pois é pago com dinheiro público, oriundo dos impostos pagos por todos os cidadãos".

A vereadora Iza sinalizou que o presidente Cesinha estuda uma maneira de reativar a Câmara Juvenil em 2023. "Fizemos esse pedido e ele vai tentar viabilizar para o orçamento do próximo ano, de modo que os participantes recebam transporte ou algum auxílio para participar das sessões juvenis".

Fonte: ASCOM CMM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki