Macaé estuda ampliar artes marciais nas escolas

O carro chefe da proposta é o jiu-jitsu e o judô, mas pode envolver também boxe e muay thai.

Por RJNEWS em 14/05/2022 às 06:28:22
Rogério Minotouro e o prefeito Welberth Rezende

Rogério Minotouro e o prefeito Welberth Rezende

O prefeito Welberth Rezende recebeu nesta sexta-feira (13) visita do multicampeão de MMA, boxe e jiu-jítsu, Rogério Minotouro, no gabinete, junto com os secretários de Esporte, Marvel Millet, e Educação, Leandra Lopes. O objetivo foi conversar sobre a ampliação do ensino de artes marciais para crianças e adolescentes nas escolas municipais, como estratégia para inserção de valores que possam contribuir tanto para a vida estudantil, quanto profissional e cidadã da criança e do adolescente.

- Estamos conversando sobre esse projeto educacional que já abrange cerca de 300 lutadores mirins formando nossas crianças no Parque Aeroporto. Estamos estudando avançar, trazendo mais esporte nas escolas, formando cidadãos com persistência, senso de disciplina, hierarquia e outros valores – comentou o prefeito.

Rogério Minotouro inaugura, com o irmão Rodrigo Minotauro, em junho, o projeto Luta A Escola da Vida dentro de um polo do Instituto Irmãos Nogueira, no Parque Aeroporto, em local cedido pela prefeitura. "A criança desenvolve no esporte disciplina, comportamento, autocontrole, respeito, valores que contribuem na vida esportiva dela, inclusive estudantil e profissional", citou.

De acordo com o gestor do projeto, Renan Schineider, a proposta é expandir para escolas, aumentando o número de crianças e adolescentes beneficiados. "Queremos usar cada vez mais o esporte como ferramenta que comprovadamente melhora a atenção e o sistema cognitivo da criança", disse Schineider, acrescentando que o polo no Parque Aeroporto foi captado pela Lei de Incentivos de ICMS com apoio da empresa Enel e o Governo do Estado. A Secretaria de Esportes ficou com a cessão do espaço para execução do projeto.

Gestão do esporte municipal é elogiada

Rogério Minotouro contou que no dia da entrega dos quimonos em Macaé a equipe foi surpreendida com o envolvimento familiar, o que impulsionou a apresentar a proposta para as escolas. "Agradecemos ao secretário Marvel por estar fazendo um grande trabalho junto ao esporte na cidade, um movimento com professores e família. A ideia é entrar nas escolas e atingir o maior número de crianças por meio das artes marciais, que trazem também respeito, honestidade, dentro de um ambiente saudável de treinamento, atrativo para a escola, que melhora a retenção do aluno na sala, melhora a saúde e até a segurança pública", ressaltou.

O carro chefe da proposta é o jiu-jitsu e o judô, mas pode envolver também boxe e muay thai.

O secretário de Esportes, Marvel Maillet, afirmou que a possível expansão do projeto de artes marciais visa trabalhar o esporte como transformação social e dar oportunidade de vida para que as crianças tenham opção dentro do esporte. "O esporte salva vidas, eleva o cidadão", considerou.

Para a secretária de Educação, Leandra Lopes, esporte e cultura fazem a diferença para a educação. "Esporte na escola e atividades extracurriculares são importantes mecanismos para inclusive atrair aluno para a sala de aula", enalteceu.

O subsecretário de Esportes, Rogério Caldeira, também participou da reunião.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki