Polo de Cultura na Fronteira une arte e esporte

Por RJNEWS em 08/05/2022 às 07:32:29

Uma típica tarde de quarta-feira no Polo de Cultura da Fronteira: Lorena Fabian Franco, de 14 anos, e Vitória Fernandes, de nove anos, ensaiam balé; Maykon Vinícius, de sete anos, aprende jiu-jitsu; Maria Eduarda dos Santos, de 12, anos, pratica capoeira; e o atleta de alto rendimento Marcos Vinícius Costa, de 23 anos, treina para o Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco.

Inaugurado em fevereiro com aulas de balé, baby class, jazz, jiu-jitsu, capoeira, percussão, fit dance, ginástica para mulheres, cross kids, cross training, corfebol, percussão e outras modalidades, o Polo de Cultura Fronteira visa inserir todo tipo de arte e cultura ao dia a dia das crianças, do jovem e do adulto morador da Fronteira, incentivando também o esporte.

De acordo com o coordenador do Polo, Leandro Riscado, desde que começaram as aulas, em março, o espaço descentraliza as atividades e permite uma acessibilidade a diversos tipos de arte, estimulando inclusive o desenvolvimento infantil. "As aulas potencializam a criatividade, a inteligência e a vivência e contribuem para a formação pessoal e até profissional dos alunos, sempre encorajados a estudar e cumprir as tarefas da escola", considerou Riscado.

O atleta de tiro com arco, Marcos Vinícius Costa, de 23 anos, começou a praticar o tiro no Polo Fronteira em 2018 e hoje, após obter boa pontuação no Campeonato Estadual, está classificado para o Brasileiro Indoor. "Me apaixonei pelo esporte em 2018, me especializei e agora estou no Bolsa Atleta da prefeitura", acrescentou.

Segundo a professora de tiro com arco, Paula Borges, cinco atletas do Polo Fronteira participam do campeonato estadual e do brasileiro do esporte. "A próxima etapa do estadual será dia 14 de maio em Quissamã, tanto outdoor quanto indoor, que são duas modalidades diferentes", detalhou.

Alunos elogiam atividades culturais

Maria Eduarda dos Santos, de 12, anos, afirmou que gosta de praticar a capoeira - representação que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira - por ser uma manifestação popular brasileira. "A capoeira une tradição e expressão cultural, eu adoro", relatou.

Lorena Fabian Franco, de 14 anos, é praticante de balé - que fortalece habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais - e disse que o que mais gosta é dançar. "O balé une exercício físico à beleza da dança e nos ajuda a ter confiança", definiu.

A vovó Maria das Graças Fernandes Ribeiro leva a neta Vitória Fernandes, de nove anos, para as aulas de balé e classificou que a dança ajuda a aprimorar o foco, desperta a boa postura e a disciplina. "Desde pequena ela é apaixonada por balé e sempre a levo", enalteceu.

Maykon Vinícius, de sete anos, é praticante de jiu-jitsu, esporte que desenvolve a força, a resistência e a flexibilidade, por meio de técnicas que aumentam a resistência física e ajudam a criar disciplina. "Eu adoro vir treinar", disse o pequeno atleta.

O coordenador do Polo Fronteira, Leandro Riscado, informou que as aulas são promovidas de segunda a sexta-feira, de 8h às 19h, e podem se inscrever mediante a possibilidade de vaga desde crianças de cinco anos até adultos.

Interessados devem levar identidade, CPF, duas fotos 3x4, atestado médico e comprovante de residência. Para crianças é necessário apenas xerox da certidão de nascimento e duas fotos. "Hoje são 350 alunos e o objetivo é chegar a 500 alunos até o final do ano", completou Leandro Riscado.

O Polo Fronteira está localizado na Rua Manuel Marques Monteiro, 724, telefone (22) 2762-4716.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki