Em virtude da chuva prevista até este domingo (9), a Prefeitura de Macaé está atuando nos bairros, área central, Lagoa de Imboassica e região serrana.

As equipes também estão em alerta quanto ao nível da Lagoa de Imboassica

Por RJNEWS em 09/01/2022 às 08:02:17

Na Serra, equipes estão trabalhando na desobstrução das estradas e liberação da RJ-162 nos trechos da Bicuda Pequena, Estrada do Coqueiro (Córrego do Ouro), Estrada Frade- Sana e também a de Serra da Cruz. O objetivo é liberar as vias do risco de deslizamento de barreiras e crateras, permitindo assim, que sejam evitadas ou minimizem os transtornos e acidentes de motoristas e pedestres. A ação está sendo executada pelas Secretarias Adjuntas de Interior e de Defesa Civil, que estão estudando, percorrendo e atuando nas áreas que necessitam desde a última sexta-feira (7). Quem tiver demanda quanto às estradas da região serrana, podem enviar para o WhatsApp (22) 97405-6324. Segundo o Secretário de Interior, Rodrigo Curvelo, neste período, principalmente nesta estação do ano, a região serrana terá atenção especial. "Estamos de plantão, monitorando de perto os pontos junto com a Defesa Civil. Esta ação conjunta tem como finalidade atender moradores e visitantes do interior da melhor forma. Vamos continuar monitorando a Serra e atentos a possíveis deslizamentos e erosões", pontua.

As equipes também estão em alerta quanto ao nível da Lagoa de Imboassica em função do volume de chuva. A Secretaria de Infraestrutura e a Adjunta de Serviços Públicos iniciaram um monitoramento especial do espelho d"água da Lagoa, sendo que as oito bombas estão funcionando normalmente. A capacidade de escoamento pelas bombas foi ampliada recentemente para 6.200 litros por segundo.

A previsão é que no mês de outubro, cheguem novas bombas, aumentando assim a capacidade para 11 mil litros por segundo. A expectativa é que no final da obra se alcance 21 mil litros /segundos de capacidade de escoamento. Vale lembrar que a Prefeitura de Macaé, de acordo com o Secretário de Infraestrutura, Santiago Borges de Almeida Gomes, está investindo em obras de macrodrenagem para mitigar os efeitos da chuva. "O município tem um amplo projeto de rede de drenagem para atender os pontos de alagamento", comentou.

De acordo com a equipe da Secretaria de Infraestrutura, o monitoramento da Lagoa de Imboassica e de outras áreas como os canais da Linha Verde e "Fábio Franco", será conforme a previsão do tempo. Segundo o Secretário de Infraestrutura, "a elevatória tem régua que identifica o nível, além disso, nesta sexta e sábado foi registrado volume de chuva em longo espaço de tempo, o que dá tempo para o escoamento". Já o Secretário Adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo da Silva, lembra que caso necessite neste domingo (9), pode haver a medida emergencial de abertura do Canal Extravasor da Lagoa. A intervenção monitorada junto ao vertedouro ajuda a evitar alagamentos sem prejudicar o ecossistema conta com atuação de outros órgãos como Defesa Civil e Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki