Alerta de chuvas reforça a necessidade de cuidados com a rede de esgoto

Ligação regular, direcionamento correto de água da chuva e descarte adequado dos resíduos são medidas eficazes contra os entupimentos

Por RJNEWS em 30/12/2021 às 18:00:44
Como resultado da sobrecarrega do sistema pela água da chuva, podem ocorrer obstruções

Como resultado da sobrecarrega do sistema pela água da chuva, podem ocorrer obstruções

Os boletins meteorológicos divulgados nos últimos dias alertam sobre as chuvas que podem impactar as cidades da região Sudeste nos próximos dias. E os informes também reforçam a necessidade dos cuidados necessários para o pleno funcionamento do sistema de esgoto. Isso porque casos de entupimentos e extravasamentos de esgoto são, na maioria das situações, provocados por ligações irregulares ou pelo lixo descartado em local inadequado que acabam indo parar nas tubulações.

A interligação incorreta, ou seja, o direcionamento da água de chuva para a rede de esgoto, é um dos grandes vilões para o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. E, com a temporada de chuvas mais frequentes, o risco de ocorrências, podendo chegar até ao retorno do esgoto em imóveis, é ainda maior, já que redes são projetadas para receber, exclusivamente, o efluente proveniente dos banheiros, pias e cozinha. Como resultado da sobrecarrega do sistema pela água da chuva, podem ocorrer obstruções, extravasamentos e o comprometimento da coleta e tratamento.

O alerta também vale para as boas práticas em casa. Sabe aquele resto de comida que é jogado na pia da cozinha? Ou o papel higiênico descartado pelo vaso sanitário? Tem ainda o óleo vegetal que, ao invés de ser reaproveitado, é lançado no ralo. Todos estes resíduos que, em algum momento, são destinados para a rede de esgoto, retornam trazendo algum tipo de problema.

Apesar da rotina preventiva, somente neste ano foram prestados pela BRK 11 mil atendimentos para desobstrução de redes e ramais em Macaé e cerca de mil em Rio das Ostras.

- O uso correto do sistema de esgoto deve ser um hábito, um compromisso de todos. Afinal, trata-se de um esforço coletivo que reflete em benefícios à saúde e ao meio ambiente quando a coleta e o tratamento ocorrem de forma plena – explica o gerente de operações da BRK, Renato Miranda.

Orientações

• Dentro dos imóveis, a recomendação é fazer uso das caixas de gordura e mantê-las sempre limpas;

• Todo imóvel deve ter uma caixa de inspeção acessível, na calçada ou próxima dela, para identificar problemas e para realizar a manutenção das ligações de esgoto;

• Manter separadas as redes de esgoto das tubulações de água pluvial (água de chuva);

• O óleo de fritura, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado a reciclagem.

Para orientar sobre a importância do uso correto das redes de esgoto, a BRK possui uma área especial no site brkambiental.com.br, o "BRK Explica". Lá, além das questões práticas, como o detalhamento da fatura água e esgoto para entender o consumo mensal, é possível saber mais sobre consumo consciente, descarte sustentável e mitos e verdades sobre saneamento básico para a prática no dia a dia.

Contatos

Para a solicitação de atendimento no caso de vazamentos de esgoto, a BRK disponibiliza os telefones 0800 771 0001 e o WhatsApp (11) 99988-0001.

Fonte: ASCOM BRK

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki