Mobilidade Urbana de Macaé leva à Comissão de Transporte da Câmara andamento da nova licitação

A ideia é que essa nova licitação atenda o interesse público com qualidade que, hoje, não está sendo prestado ou concessionária.

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 17/12/2021 às 10:02:00
A reunião foi realizada na última quarta-feira (15)

A reunião foi realizada na última quarta-feira (15)

Daniela Bairros

A Secretaria de Mobilidade Urbana está agilizando o processo para uma nova licitação do transporte coletivo urbano, apesar dessa concessão terminar somente em 2025. Para informar e dar transparência sobre o andamento dos trâmites legais, o coordenador geral de Transportes, Luiz Carlos Moreira, e o consultor técnico da Mobilidade Urbana, Claudio Oliveira de Araújo, foram à Câmara Municipal, para uma reunião com o presidente da Comissão de Transportes do Legislativo, vereador Amaro Luiz, na última quarta-feira (15).

O objetivo foi esclarecer sobre como o processo está sendo conduzido pelo corpo técnico da Mobilidade Urbana, tendo em vista que a equipe está empenhada em agilizar e aprimorar o conteúdo da licitação e, consequentemente, do serviço de transporte no município. A ideia é que essa nova licitação atenda o interesse público com qualidade que, hoje, não está sendo prestado ou concessionária. Técnicos da secretaria estão fazendo levantamento junto a boas práticas na área de transporte no país, para também embasar e modernizar a nova licitação.

"Estamos dando celeridade ao processo, com reuniões do corpo técnico da própria secretaria, para cumprirmos todos os procedimentos legais. O secretário de Mobilidade Urbana pediu prioridade para essa nova licitação e é o que estamos fazendo para podermos melhorar o serviço do transporte urbano. Seguimos com a equipe de fiscalização nas ruas e terminais verificando os ônibus e com autuações à concessionária. Conseguimos em 12 meses da nova gestão fazer a mudança de itinerários de 15 linhas para beneficiar os usuários. Entre Natal e Ano Novo faremos outra no Lagomar para atender os passageiros do bairro", explicou o coordenador geral de Transportes da Mobilidade Urbana.

Também foi destacado durante a reunião algumas medidas que foram adotadas durante o ano, como a ampliação de ônibus em relação ao mês de janeiro, em mais de 85%; desativação do Terminal Lagoa, que estava colocando em risco a população e implantação do Terminal Provisório Cehab para obras de reforma do Terminal Cehab, que não recebia manutenção há vários anos. Também está no cronograma de ações reformas nos Terminais Lagomar e Parque de Tubos.

"É muito importante para a Comissão de Transportes ter esse demonstrativo para nosso conhecimento. Afinal, o transporte é um dos tripés da administração pública. A equipe está fazendo um ótimo trabalho e esperamos ter um resultado satisfatório para todos que dependem do transporte público", disse o vereador Amaro Luiz.

"É uma prioridade da secretaria o processo para uma nova licitação, seguindo determinação do prefeito Welberth Rezende. E é importante também, desde o início, darmos transparência ao Legislativo do que o Executivo está realizando neste sentido para melhorar o transporte na nossa cidade. A equipe está empenhada em agilizar o processo e trabalhando para cumprir da melhor forma os procedimentos legais. Nosso objetivo é um só: melhorar o transporte no município para os usuários. Enquanto isso, os fiscais de transporte vão continuar fazendo as fiscalizações diárias e notificando à concessionária para que ela atenda às determinações do contrato. Fazemos nossa parte e ela, enquanto a concessão estiver em vigor, tem que fazer a parte dela", lembrou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

Também estiveram presentes ao encontro, o assessor jurídico do gabinete do vereador Amaro Luiz, César Reis, e o assessor da Mobilidade Urbana, Júlio Martins Antunes Filho.

Foto: Divulgação

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki