Camara pi 183

Servidores de Macaé marcam para dia 15, nova manifestação em frente à prefeitura

Sem reajuste há seis anos, categoria reivindica aumento salarial e espera definição da porcentagem

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 08/12/2021 às 11:11:40
Uma nova manifestação está marcada para o próximo dia 15

Uma nova manifestação está marcada para o próximo dia 15

Daniela Bairros

Os servidores públicos municipais de Macaé marcaram para o próximo dia 15, a partir das 15h, nova manifestação em frente à sede do Executivo. Sem reajuste há seis anos, categoria reivindica aumento salarial e espera definição da porcentagem.

No último dia 24 de novembro, cerca de 1000 servidores se reuniram em frente à Prefeitura de Macaé para chamar atenção do prefeito Welberth Rezende (Cidadania) para as perdas inflacionárias, que chegam a 40,58%.

Segundo Jorge André de Brito Coutinho, 46 anos, Guarda Municipal e integrante da Comissão de Servidores Unificados, a primeira reunião da comissão com o prefeito estava marcada do dia 18 para o dia 19 de novembro, depois de um encaixe na agenda, foi realizada no dia 19 de novembro. "Assim que ele, o prefeito, assumiu, afirmou logo no começo que as portas de seu gabinete estariam sempre abertas aos servidores. A comissão eleita esteve toda presente, e o tom da conversa foi bastante pacífico, com o objetivo de saber quais opiniões do prefeito, que afirmou que em seu governo os servidores não iriam perder mais nada e que o interesse dele seria dar o máximo que o teto da lei de responsabilidade fiscal permite. Porém, quando questionado sobre qual seria essa porcentagem de aumento, ele informou não pode dizer, pois ainda estaria fazendo os levantamentos com a equipe de estudos, que existe desde o início do ano. Na primeira reunião, o prefeito destacou o Plano de Demissão Voluntária (PDV) e contratação de OS (Organizações Sociais) para resolver problemas da saúde de Macaé, o que causa desvalorização do servidor e precarização dos serviços, fatos que se comprovam historicamente", explicou o servidor.

Ainda segundo Jorge Brito, na primeira reunião, o prefeito afirmou que um novo encontro seria realizado, depois que ele se reunisse com a comissão de estudo e o sindicato, que de acordo com o servidor, não representa a categoria. "Nesse encontro do prefeito com a comissão de estudo e o sindicato, ele estaria com a provável informação de valores. "Apesar da afirmação de certeza do aumento, são muitas as promessas e muitos talvez. Enquanto servidores há tanto tempo, sem qualquer reajuste ou valorização, sofrem com a situação. O único consenso é que promessas não nos trazem conforto ou certezas, apenas ações e leis assinadas", ressaltou o também integrante da Comissão de Servidores Unificados.

No final de novembro, a Prefeitura de Macaé informou, por meio de nota, que antes de qualquer manifestação de servidores, fez diálogo com os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Macaé (Sindservi), visando avançar na proposta de revisão geral anual da remuneração do funcionalismo público para o exercício de 2022.

Foto: Divulgação



Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki