Defesa Civil e EGIM trabalham plano de contingência

O plano prevê um trabalho conjunto entre diversos órgãos do município

Por RJNEWS em 13/11/2021 às 09:46:13
A proposta é desenvolver uma peça de planejamento estratégico para que Macaé

A proposta é desenvolver uma peça de planejamento estratégico para que Macaé

A Secretaria Adjunta de Defesa Civil e o Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (EGIM) trabalham um plano de contingência para combater ameaças naturais no município. A proposta é desenvolver uma peça de planejamento estratégico para que Macaé possa realizar medidas, sejam elas estruturais ou não estruturais, para a proteção da vida das pessoas.


De acordo com o Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, a Defesa Civil é um órgão de gerenciamento de desastres. A ideia é produzir uma resposta organizada e planejada para atender a população.


"O plano prevê um trabalho conjunto entre diversos órgãos do município, como, por exemplo, infraestrutura, em casos de desmoronamentos, e saúde, em situações de socorro emergencial. A secretaria correspondente a cada caso deve ser acionada e a Defesa Civil obter um retorno de forma rápida e organizada, por isso, a importância do plano", pontuou, Joseferson.


Segundo informações do gestor do EGIM, Rômulo Campos, trabalhar um plano de contingência requer uma ampla participação de todo corpo técnico da prefeitura.


"A EGIM vai contribuir e desenvolver ações compartilhadas com todos os organismos da prefeitura para que o município possa, efetivamente, agir de maneira rápida para minimizar o transtorno que as intempéries trazem para população", destacou Rômulo Campos.


O Plano de Contingência inclui ainda análise dos riscos, avaliação dos cenários, consequências potenciais das chuvas, mapa de riscos e emissão de alertas.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki