Macaé inaugura Centro de Reabilitação Pós-Covid-19

O agendamento ocorre através de encaminhamento das unidades

Por RJNEWS em 03/11/2021 às 18:06:30
O CARP passa a integrar a rede de Atenção Básica

O CARP passa a integrar a rede de Atenção Básica

A rede municipal de Saúde passa a contar, a partir desta quarta-feira (3), com o atendimento direcionado a pacientes que apresentam sequelas de infecção por Covid-19. O agendamento ocorre através de encaminhamento das unidades que pertencem às redes de Atenção Básica e de Média e Alta Complexidades de Macaé.

Inaugurado nesta quarta, o Centro de Atendimento e Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19 (CARP) conta com equipe multidisciplinar responsável por atender, identificar e promover o tratamento adequado a cada paciente de pós-Covid.

Para o prefeito, Welberth Rezende, o novo espaço representa os esforços dos profissionais da Saúde em inovar e garantir assistência adequada à população diante do enfrentamento à pandemia da Covid-19.

"Este é um projeto que estudamos diante de todo o desafio que ainda enfrentamos em relação à pandemia. Lutamos para reduzir a incidência do vírus, batalhamos para atender o efeito do contágio e agravamento dos casos, e hoje estamos aqui garantindo assistência a todos que apresentam sequelas da Covid-19. E sempre acreditando na ciência, confiando no direcionamento dado por toda a nossa equipe de profissionais da Saúde", destacou o prefeito.

O CARP passa a integrar a rede de Atenção Básica, promovendo tratamento psicológico, social, nutrição e fisioterapia, com atendimento direcionado a cada paciente.

"A proposta é garantir uma referência a todos os pacientes que sentem complicações ou apresentam sequelas da infecção por Covid-19. Este trabalho representa todos os nossos esforços em oferecer à população Saúde pública de qualidade", destaca o Secretário Municipal de Atenção Básica, Luíz Carlos Braga.

A unidade funciona no Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho, que pertence ao complexo do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. A unidade funcionará de forma integrada aos demais polos de assistência da rede municipal de Saúde.

"Para ter o atendimento do CARP, o paciente do pós-Covid deve procurar uma das nossas unidades da rede de Atenção Básica, como a ESF (Estratégia de Saúde da Família), ou os postos de emergência e urgência. Desses locais, eles serão encaminhados para o setor de triagem do Centro de Reabilitação que realizará a orientação necessária para o tratamento", explica a Secretaria de Saúde, Liciane Furtado.

A inauguração do CARP contou com a participação da representante da Coordenação de Apoio à Gestão da Atenção Primária à Saúde, Cristialane Lima; além de representantes do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFFITO) da UFRJ.

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco; o deputado estadual Chico Machado; e os vereadores de Macaé, Reginaldo do Hospital, Paulista, Tico Jardim, Rond Macaé, Alan Mansur e Guto Garcia também prestigiaram a solenidade.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki