Camara pi 183

Odontologia: Prefeitura realiza cirurgia da linguinha

Por RJNEWS em 10/06/2024 às 17:32:21
Carla Bittencourt, explica que o procedimento é realizado às segundas e quartas-feiras, e não há fila de espera

Carla Bittencourt, explica que o procedimento é realizado às segundas e quartas-feiras, e não há fila de espera

A Prefeitura de Macaé, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Secretaria de Saúde, realiza a cirurgia da linguinha gratuitamente.

A coordenadora da Clínica de Beb√™s e Odontopediatria do CEO, a odontopediatra Carla Bittencourt, explica que o procedimento é realizado às segundas e quartas-feiras, e não h√° fila de espera,apenas necessidade de marcação.
"Basta os pais apresentarem o encaminhamento da fonoaudióloga, o teste da linguinha alterado e o do pezinho, para realizarmos a marcação da cirurgia ", informou.

Ela ressalta que quanto antes passar pela cirurgia da linguinha beb√™s recém-nascidos com o diagnóstico de anquiloglossia (língua-presa) é melhor.

"Se deixar para fazer a intervenção com mais idade, a criança ter√° um pós operatório mais complexo"ressaltou.
A Vanessa da Silva dos Santos que levou o seu filho Noah de apenas um m√™s de vida, para realizar a avaliação pós-cirurgia na manhã desta segunda-feira (10), também nasceu com a língua presa.

"Fiz a intervenção cirúrgica com 24 anos de idade, a minha filha mais velha fez aos 7 anos e sofreu bastante com os pontos. J√° o mais novo, tem uma semana que fez a cirurgia e est√° ótimo se alimentando bem sem nenhuma dificuldade", contou.

O procedimento foi realizado pelo odontopediatra Luiz Maurício Nunes, que informou que h√° casos genéticos como aconteceu com Vanessa e seus filhos.

Ele explica que a cirurgia da linguinha é bem r√°pida e o paciente recebe uma anestesia local. O procedimento contribui para melhor qualidade de vida de beb√™s e crianças, evitando que tenham complicações da chamada língua presa que limita os movimentos da língua.

"As mais frequentes são dificuldade para mamar; atraso no desenvolvimento da fala e/ou da linguagem como dificuldade de pronúncia; risco de engasgamento na hora da alimentação; problemas na introdução de alimentos sólidos, entre outras dificuldades", explicou.

O CEO é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e funciona à Rua Velho Campos, 566, no Centro. Para mais informações o cidadão poder√° entrar em contato pelos telefones: (22) 2762-0539, (22) 2772-0040 e (22) 2772-0235.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Coment√°rios

Zion
Luxhoki