Camara pi 183

Roda de samba será atração deste sábado do 6º Festival de Frutos do Mar em Macaé

Por RJNEWS em 06/06/2024 às 15:41:40
O 6º Festival de Frutos do Mar, que vai acontecer neste sábado (8) e domingo (9), das 11h às 23h

O 6º Festival de Frutos do Mar, que vai acontecer neste sábado (8) e domingo (9), das 11h às 23h

Uma roda de samba do Grupo sem Limite, com o macaense Fábio Horácio, será mais uma atração, neste sábado (8), a partir das 15h, do 6º Festival de Frutos do Mar, no Mercado Municipal de Peixes de Macaé. O Grupo sem Limite promete muita alegria para quem for saborear as melhores receitas dos chefs do Polo Gastronômico de Macaé, realizador do evento, com o apoio da Prefeitura. O cardápio terá dez opções de pratos inspirados na qualidade e na variedade de produtos do Mercado de Peixes. O 6º Festival de Frutos do Mar, que integra o Calendário de Eventos de Macaé, tem entrada gratuita.
O 6º Festival de Frutos do Mar, que vai acontecer neste sábado (8) e domingo (9), das 11h às 23h, contará também com a DJ Luiza Aguiar, que não vai deixar a animação parar. Além do cardápio especial do Festival, com pratos ao valor único de R$30, haverá estande de vinho, chopp artesanal e drink. As sobremesas também serão ponto alto, com sorvetes San Lorenzo e Calebito e doces da Lugano, da Mirabolando e da Nuvem de Mel.
O Festival terá diversão para toda a família. Uma área de recreação infantil variada e segura garantirá a brincadeira da garotada. Entre as delícias a serem apreciadas estão: isca de peixe, bolinho de bacalhau, pastel de camarão, bobó de camarão, hot Philadelphia, braseiro de frutos do mar, feijoada de frutos do mar e Tratare de salmão. A proposta do evento é valorizar a tradicional cultura do pescado, fundadora de Macaé.
O Secretário Adjunto de Pesca e Aquicultura de Macaé, Jair Barcelos, ressaltou a colaboração com o Polo Gastronômico. "Estamos em parceria com o Polo para um Festival com bastantes variedades este ano. O objetivo deste festival é fomentar o consumo de pescado em nossa região. Nós registramos um aumento de 37% deste consumo. Isso se deve à obra no cais, à qualidade e à diversidade de nossos produtos. Trabalhamos com mais de 25 espécies. Dourado, corvina e camarão são as mais procuradas".
O Mercado de Peixes chega a comercializar de 150 a 200 toneladas de frutos do mar ao mês. Pescadores de Campos, Rio das Ostras, Cabo Frio, Barra de São João, Búzio e de outros municípios vizinhos também utilizam o cais de Macaé para escoar o seu pescado devido ao seu bom acesso. Entre pescadores e atacadistas de pescado, o Mercado de Peixes propicia mais de 1.200 empregos diretos, fora os empregos nos restaurantes.
O presidente do Polo Gastronômico de Macaé, Renato Nicoli (Durval Gastronomia e São João Bar), informa que o consumo esperado é de uma tonelada de frutos do mar e a expectativa é da comercialização de aproximadamente 12 mil pratos.
"A cada ano vemos o evento crescendo. Nosso objetivo principal é valorizar o nosso próprio Mercado que é um dos melhores do país em termos de qualidade. Este ano teremos a novidade de frutos do mar grelhados na brasa. Também teremos mais acentos e utilizaremos uma área aberta para o encontro do rio com o mar", destaca.
O Mercado Municipal de Peixes está localizado na Avenida Presidente Sodré, Centro da cidade, próximo ao Paço Municipal.
Grupo Sem Limite
Sambas tradicionais de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Candeia e Cartola estão no repertório de Fábio Horácio, que já cantou com Toninho Geraes, Nelson Rufino e Wanderley Monteiro. Também integram o Grupo Sem Limite, Leônidas Magalhães, Ed Nascimento, Denilson Buriche, Diego Sena, Anderson Desterros, Flammarion Pereira e Diego Barros. O lançamento recente de Fábio Horácio, "Mané", uma composição dele e de Nando Fernandes, contou com a participação de artistas renomados, como Igor 7 cordas (violonista do Xande de Pilares), Nando Martins (bandolim e cavaco do Thiaguinho) e Kadu Silva (percussão geral do Alexandre Pires).

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki