Camara pi 183

Programação do Mês de Luta Antimanicomial prossegue no município

Por RJNEWS em 15/05/2024 às 17:50:24
Dia de Luta Antimanicomial, no dia 18 de maio

Dia de Luta Antimanicomial, no dia 18 de maio

A programação do Mês da Luta Antimanicomial prossegue no município. Na manhã desta quarta-feira (15), foi realizado um Café do Coletivo Ivone Lara, no Caps Betinho III, localizado na Imbetiba. As atividades seguem até o dia 27 deste mês.

A atividade no Caps Betinho III contou, também, com uma roda de conversa com os usuários do centro, organizada pela equipe multidisciplinar.

A terapeuta ocupacional, Verônica Ramos, explica que sempre são realizadas atividades como essa, de integração e descontração entre os usuários e equipe. No entanto, na manhã desta quarta-feira (15), a programação foi para lembrar o Dia de Luta Antimanicomial, no dia 18 de maio.

"Atendemos diariamente de 40 a 50 usuários, que têm acesso a oficinas, consultas com médicos, psicólogos, terapia ocupacional, técnico de enfermagem, enfermeiros, cuidadores, assistentes sociais, entre outros profissionais", explicou.

Ela acrescentou ainda que além desse momento do Coletivo Ivone Lara, a equipe do Caps Betinho III, estará apresentando dois trabalhos na Universidade Federal Fluminense (UFF) Campus- Macaé, com os temas: "Desafios e estratégias de cuidado no Caps Betinho: Construindo vidas e superando barreiras na saúde mental" e "Fortalecendo a luta antimanicomial e a defesa do SUS: Experiências do coletivo Ivone Lara na Semana da Luta Antimanicomial".

O Caps Betinho III funciona na Rua Tenente Jacinto Vieira dos Santos, 58, bairro Imbetiba, de segunda a sexta-feira para atendimento. No entanto, realiza o acolhimento dos usuários à noite quando há necessidade.

Os casos mais emergenciais são encaminhados para o Pronto Socorro do Parque Aeroporto.

Programação completa:

16/05: Café com Saúde Mental em Córrego do Ouro, das 10h às 12h, na Praça do Córrego do Ouro.
16/05: Piquenique pela Luta Antimanicomial: crianças e adolescentes pelo cuidado em liberdade, das 8h às 11h, no Parquinho da Lagoa.
16/05: 13h às 17h - Palestra 'A importância da Estratégia da Saúde da Família no cuidado das pessoas com transtornos mentais', com Inês Leoneza; e palestra 'O manejo da Crise dentro da ESF' com Paula Cristina Cavalcanti.
17/05: 8h às 12h - Palestra 'A visita domiciliar como ferramenta de cuidado em saúde mental' com Gizele Martins
22/05: Ocupação cultural da Praça Washington Luiz, das 9h às 12h, na Praça Washington Luiz. Atividades: Dança circular, Contos e Cantos, Oficina de Amigurumi, Pintura com tintas artesanais e Vivência artística (Trama sem fim).
27/05: 13h às 16h - Palestra 'A importância do Apoio Matricial na Atenção Básica' com Fany Chun Chang, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Rua do Açude, 175, Granja dos Cavaleiros).
29/05: Cine Debate - "Nise da Silveira: O coração da Loucura", das 9h às 13h, no auditório do Paço Municipal. Seminário "A importância da Atenção Básica no Cuidado Antimanicomial".


Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki