Camara pi 183

Petrópolis integrará projeto piloto que envia alertas por celular independente de cadastro

Projeto piloto foi debatido em reunião da equipe com equipe do Governo Federal

Por RJNEWS em 14/05/2024 às 08:28:27
Equipe da Defesa Civil.

Equipe da Defesa Civil.

Os alertas enviados pela Defesa Civil de Petrópolis, através de mensagens de texto, serão emitidos independente de cadastro para todos os cidadãos petropolitanos. A cidade vai participar do projeto piloto da emissão de alertas pela tecnologia "cell broadcast", que prevê o envio das mensagens para todos os números registrados em determinado município.

Os treinamentos começam nas próximas semanas nos municípios-piloto, incluindo Petrópolis, e os testes serão iniciados logo após: "Há um ano e meio, os alertas já são enviados de forma mais direta ao cidadão por meio do "flash SMS", que emite diretamente na tela os alertas de nível muito alto. O envio de mensagens independente de cadastro é uma medida muito importante, que garante um novo patamar de segurança", destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

De acordo com o secretário de Defesa Civil, o tenente-coronel Rodrigo Werner, a agenda institucional junto ao Governo Federal é importante para alinhar novas ações para o município: "A antecipação dos alertas com a nova tecnologia deve ter maior alcance à população, antecipando as ações de mitigação e possibilitando preservar vidas em caso de eventos extremos", disse Werner.

O secretário Werner se reuniu com o Coordenador-Geral de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil nacional, Tiago Molina Schnorr; e com a Coordenadora-Geral de Gerenciamento de Riscos, Juliana Moretti, no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres(Cenad).

Fonte: O Dia

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki