Camara pi 183

Secretaria apresenta projeto para energia solar nos prédios da prefeitura

Por RJNEWS em 07/05/2024 às 16:54:28
Thiago Rocha, apresentou o projeto para implantação de energia solar nos prédios da prefeitura, nesta terça-feira (7), na Câmara de Macaé, a convite de Professor Miche

Thiago Rocha, apresentou o projeto para implantação de energia solar nos prédios da prefeitura, nesta terça-feira (7), na Câmara de Macaé, a convite de Professor Miche

O secret√°rio municipal de Políticas Energéticas, Thiago Rocha, apresentou o projeto para implantação de energia solar nos prédios da prefeitura, nesta terça-feira (7), na Câmara de Macaé, a convite de Professor Michel (Cidadania). Segundo Rocha, o gasto com energia convencional é de R$ 20 milhões anuais, e o desperdício chega a pelo menos R$ 6 milhões.

"Precisamos aliar a energia mais barata e limpa à efici√™ncia energética. Não adianta instalarmos o equipamento e termos, por exemplo, lâmpadas antigas, a de vapor de sódio, que consomem mais", afirmou. Para mostrar as vantagens, ele explicou que os custos com o novo modelo caíram 30%, de 2023 para 2024, enquanto as tarifas de luz subiram 7,3%, acima da inflação (4,5%).

Seguindo essa argumentação, Thiago lembrou que a geração a partir do sol contribui menos com o aquecimento global: "Esse fenômeno est√° alterando o regime de chuvas e provocando tragédias como a do Rio Grande do Sul". Falou ainda que a legislação prev√™ uma situação muito favor√°vel a prefeituras que aderirem ao sistema menos poluente.

"O município não gasta nada com o projeto nem com a implantação, que serão assumidos pela empresa ganhadora da licitação. Estabelecemos que a economia mínima deve ser de 30%. Se não for atingida, a firma não é remunerada", esclareceu, acrescentando que essa é a forma jurídica como a energia solar vem sendo adotada nos EUA e na Europa.

Michel perguntou o que falta para o projeto sair do papel. Rocha respondeu que, cumpridos procedimentos burocr√°ticos, as obras devem ser licitadas em junho e iniciadas em agosto. O presidente Cesinha (Cidadania) recordou que o Legislativo macaense é um dos pioneiros em energia limpa no estado. "A economia é enorme. Rapidamente recompensa o investimento feito".


Fonte: ASCOM CMM

Comunicar erro

Coment√°rios

Zion
Luxhoki