Programa de Educação Ambiental conquista 2º lugar em concurso do Comitê de Bacias Hidrográficas do BPSI

Por RJNEWS em 15/03/2024 às 12:46:24
A ação desenvolvida com estudantes do 7º ano da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner

A ação desenvolvida com estudantes do 7º ano da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner

Com o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) e o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) a atividade de restauração e revitalização do Manguezal de Barra do Furado, a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEMAG), participou nesta quarta-feira (13) do 1° Encontro de Educação Ambiental CBH-BPSI, promovido pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. O evento aconteceu na sede da Reserva Caruara, em São João da Barra.

A ação desenvolvida com estudantes do 7º ano da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, localizada em Barra do Furado, concorreu com outros seis municípios e ficou em segundo lugar. Na ocasião, foi exibido um vídeo mostrando o trabalho realizado no manguezal com os adolescentes. Como premiação, o PROMEA recebeu um tablet para atividade dos alunos na escola.

"É fundamental a realização de eventos e ações de mobilização em relação à preservação ambiental, principalmente no trabalho com os jovens. É preciso criar a sensação de pertencimento ao meio em que se vive, como aconteceu na atividade realizada no manguezal de Barra do Furado com os alunos da escola Délfica de Carvalho Wagner. E por meio da participação no evento, reafirmamos o compromisso de Quissamã com as questões ambientais, mostrando parte da nossa atuação em um ecossistema tão importante", frisou o secretário Luiz Carlos Fonseca.

Também presente no evento, a engenheira florestal da SEMAG, Manon Perdomo, lembra que em recente atividade no manguezal de Barra do Furado, alunos e pescadoras participaram de rodas de conversa, limpeza educativa do manguezal, coleta de resíduos e o plantio de 540 mudas da espécie mangue vermelho. A iniciativa contou com a parceria do Instituto Floresta Darcy Ribeiro e também com a participação da Ong Ecoanzol e da Associação de Amigos e Mulheres Pescadoras de Barra do Furado.

"O Manguezal de Barra do Furado é um ecossistema muito importante para a sustentabilidade local", destacou a engenheira florestal.

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki