Debates sobre Economia e Sustentabilidade marcam o 2º dia do Fórum Norte Fluminense

Por RJNEWS em 14/03/2024 às 08:06:30

O II Fórum Norte Fluminense Governos e Desenvolvimento Urbano está em seu segundo dia. O evento, que acontece na Cidade Universitária, em Macaé, segue até amanhã (14) e traz como tema principal "Cooperação Intermunicipal e Capacidades Estatais: Desafios e Possibilidades para Ações Comuns".

Na parte da manhã, às 10h, a Mesa temática abordou o tema "A economia extrativista e a sustentabilidade ambiental", sendo composta por Daniela Bogado, coordenadora do IFF Campos;Juliano Ximenes, articulador do Núcleo Belém/UFPA; Antenora Siqueira, palestrante da UFF Campos; Maria Inês Ferreira, palestrante do IFF (Reitoria); e Giuliana Leal, palestrante da UFRJ Macaé.

Na parte da tarde, às 14h, iniciou-se a terceira Mesa Temática para discussão do tema "A Gestão da economia do petróleo e as autonomias dos municípios", com a participação de Humberto Meza, coordenador do Núcleo Rio e Norte Fluminense – UFRJ; Richardson Camara, articulador do Núcleo Norte Natal / PPEUR – UFRN; José Luís Vianna da Cruz, palestrante da UFF Campos; Paula Nazareth, palestrante do TCE-RJ; e Leandro Teodoro Ferreira, palestrante da UNICAMP.

Às 17h, houve a apresentação do Banco de Dados do INCT Observatório das Metrópoles – Núcleo Norte Fluminense com Ana Beatriz Xavier PPGSP / UENF. Este evento é uma iniciativa do Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles, como parte das atividades do projeto financiado pela FAPERJ e intitulado "Como se governam as cidades? Os desafios institucionais para o desenvolvimento urbano do Estado do Rio de Janeiro". A Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior e a Prefeitura de Macaé são parceiras na organização. O Fórum tem ainda o apoio do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), do Governo Federal, e do INCT Observatório das Metrópoles, que opera uma pesquisa em rede em 18 núcleos espalhados pelo país.

O objetivo desse repositório é disponibilizar uma fonte centralizada de informações, promovendo a acessibilidade e facilitando análises sobre a dinâmica socioeconômica do norte fluminense, como explicou Ana Beatriz Xavier. "As principais características do projeto são: dados multidisciplinares; facilidade de acesso; colaboração e contribuição", disse a doutoranda do programa de pós-graduação em Sociologia Política da UENF e pesquisadora assistente do Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles.

Nesta quinta-feira, dia 14, será o último dia de evento, iniciando às 10h, com mesas temáticas neste mesmo horário e às 14h, com os respectivos temas: "Participação controle social e educação ambiental da Bacia de Campos: promovendo sustentabilidade e engajamento comunitário", e "Participação cidadã na gestão urbana: construindo cidades para todos".

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki