Saúde realizará ação para conscientizar sobre riscos da obesidade nesta sexta

Por RJNEWS em 06/03/2024 às 08:39:29
O Dia Mundial da Obesidade foi na última segunda-feira (4)

O Dia Mundial da Obesidade foi na última segunda-feira (4)

Com 300 pacientes atendidos por mês no Ambulatório de Obesidade, a Gerência de Alimentação e Nutrição da rede pública municipal de Saúde de Macaé realizará uma ação, na sexta-feira (8), a partir das 9h, para chamar a atenção das pessoas para a obesidade, uma doença crônica que aumenta os riscos para outras doenças. Durante o evento, a equipe multidisciplinar vai pesar as pessoas que chegarem à unidade e orientar sobre os cuidados com a saúde, especialmente, para evitar sobrepeso e obesidade.

A Gerência está localizada à Rua Silva Jardim, 164, no Centro da cidade. A unidade concentra todo o serviço que envolve a obesidade, o que facilita o atendimento para a população. Além de consultas e palestras, as equipes realizam oficinas culinárias e outros trabalhos em grupo e individual.

A gerente, Verônica Martins Guimarães, informou que antes as ações dessa área eram descentralizadas, sendo realizadas em vários órgãos, o que dificultava o atendimento à população. Com a centralização na Gerência, a equipe foi ampliada e conta com dois nutricionistas, um psicólogo e um endocrinologista.

"Durante todo o ano realizamos ações em grupos e nas consultas orientando as pessoas", disse a gerente. Segundo ela, o Ambulatório de Obesidade atende homens e mulheres maiores de 18 anos de idade que estejam com obesidade grau III, conforme o Índice de Massa Corporal (IMC) e com comorbidades sem sucesso em tratamento anterior. Para ser atendido é necessário que o paciente tenha encaminhamento de nutricionista que o acompanhou na rede de Atenção Básica. A Gerência também atende crianças a partir dos seis meses de vida e pacientes infanto-juvenis.

O Dia Mundial da Obesidade foi na última segunda-feira (4) e existe como forma de envolver as pessoas sobre o problema que acomete milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A Gerência de Alimentação e Nutrição é vinculada à Secretaria Adjunta de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.



Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki