Camara pi 183

Dezembro vermelho: Macaé terá ações de conscientização

Por RJNEWS em 11/12/2023 às 14:08:56
Além da testagem, haverá distribuição de preservativos masculino e feminino e gel.

Além da testagem, haverá distribuição de preservativos masculino e feminino e gel.

No mês de alerta e combate ao HIV/Aids, o Dezembro Vermelho, a Secretaria de Saúde de Macaé por meio do Programa IST/Aids, promoverá, no dia 13 de dezembro, diversas atividades com objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção da infecção.

As ações ocorrerão no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente a Sociedade Musical Nova Aurora, entre 9h e 16h. A população poderá realizar os testes rápidos para HIV e sífilis e hepatites B e C, com resultados prontos em 30 minutos, de forma sigilosa. É importante a apresentação de um documento com foto.

Além da testagem, haverá distribuição de preservativos masculino e feminino e gel. A equipe técnica do programa também estará orientando e distribuindo folhetos sobre as infecções sexualmente transmissíveis e HIV. Outro serviço será a avaliação corporal com os profissionais e estudantes do curso de Nutrição, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A coordenadora do programa, Sandra Barcelos, lembra que o diagnóstico precoce é importante para início imediato do tratamento. "A doença é uma realidade e tem tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes são acompanhados por equipe multidisciplinar e recebem o tratamento indicado pelo Ministério da Saúde", frisou.

As atividades contam ainda com a participação da Cruz Vermelha e da Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

Luta

O mês de dezembro, Dezembro Vermelho, foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que é o primeiro de dezembro.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi instituído em 1987, durante a Assembleia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia era ter uma data para chamar a atenção da população internacional sobre as medidas de prevenção e tratamento da doença, assim como o de reforçar a solidariedade e combater o estigma e a discriminação em relação às pessoas que vivem com o vírus.

O Programa IST/Aids fica à Rua Alfredo Backer, 177, Centro. Outras informações pelo telefone: (22) 2796-1704 ou pelo e-mail: [email protected]. O atendimento acontece das 8h às 17h.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki