Macaé na rota do esporte de aventura e turismo na natureza

Por RJNEWS em 16/11/2023 às 05:26:13
Final do campeonato brasileiro de corrida de aventura

Final do campeonato brasileiro de corrida de aventura

O potencial da Serra Macaense ganha destaque internacional de sexta-feira (17) a domingo (19) com a final do campeonato brasileiro de corrida de aventura, a Expedição Terra de Gigantes 250 km Macaé, que será promovida a partir do Arraial do Sana (RJ). A Prefeitura de Macaé apoia o evento, com ênfase para as secretarias de Esportes e Turismo. As modalidades serão canoagem, mountain bike, trekking e escalada.

- A secretaria de Esportes está dando todo apoio à competição, eventos como esse aquecem a economia local e incentivam nossos moradores a iniciar a prática esportiva, assim, vamos tornando nossa cidade ainda mais saudável – salientou o secretário de Esportes, Marvel Maillet, acrescentando que Macaé tem o melhor cenário para eventos de aventura. "Esse será o primeiro de muitos que acontecerão no município", acrescentou.

O secretário de Turismo, Léo Anderson, pontuou que o potencial de natureza da Serra Macaense, unindo ambientes como montanhas, rios e mata atlântica oportuniza que o praticante tenha contato direto com as belezas naturais da cidade, mais um atrativo turístico de Macaé. "O município possui o cenário perfeito para essa prática esportiva, que fomenta o turismo esportivo, atraindo os praticantes ligados à natureza", frisou.


Organização do evento assinala potencial de Macaé

A organização do evento avaliou que o Sana é o "paraíso das águas". "A grande atração turística é o riquíssimo complexo ecológico do Sana, por onde corre o Rio Sana, que se inicia na região serrana", informou a organização para os praticantes. A organização também enalteceu que "a vocação para o turismo ecológico está preservada. Além de abrigar uma faixa do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, detém um precioso conjunto de atrações naturais representado por praias, matas, ilhas, rios, cachoeiras e lagoas".

O presidente da Confederação Brasileira de Esporte de Aventura, Arnaldo Maciel, considera o Terra de Gigantes atualmente a competição mais importante da modalidade, já que reúne os principais atletas do país.

As categorias são: quartetos mistos, duplas masculinas, duplas mistas e duplas femininas (250km); quartetos mistos, duplas masculinas, duplas mistas e duplas femininas (100km). Participam atletas da Argentina, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A organização orienta que o colete de prova fornecido pela organização deve estar vestido acima de todas as vestimentas, inclusive sob o colete salva-vidas durante toda a prova, sob risco de penalização da equipe.

Largada ocorre às 22 horas de sexta-feira

Na sexta-feira (17), o check in das equipes de 250 quilômetros e cem quilômetros ocorre às 17 horas com entrega de kits e mapas impermeáveis na quadra da Escola Municipal do Sana.

Às 19 horas acontece a entrega e pesagem dos sacos de abastecimento e em seguida, a cerimônia de abertura e briefing técnico. Às 22 horas é a largada de 250 quilômetros no campo de futebol do Arraial do Sana.

No sábado (18), a largada de cem quilômetros será às 8 horas no campo de futebol do Arraial do Sana, com chegada dos atletas durante todo o dia. No domingo (19) também no campo de futebol do Arraial do Sana, ocorre a chegada dos atletas durante todo o dia e a premiação Terra de Gigantes e Campeonato Brasileiro será às 14 horas.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki