Camara pi 183

Projeto Albatroz inaugura Centro de Visitação e Educação Marinha no próximo domingo (24/09)

Patrocinado pela Petrobras desde 2006, Projeto Albatroz vai oferecer atividades de educação ambiental em espaço de 18 mil m²

Por RJNEWS em 21/09/2023 às 05:30:38

O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, vai inaugurar seu primeiro Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha em Cabo Frio (RJ) no dia 24/09 (domingo), a partir das 13 horas. O evento será aberto ao público, com entrada gratuita, e contará com a presença de artistas locais, projetos parceiros, atividades de educação ambiental e apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, além de representantes da Petrobras.

O Centro de Visitação, o primeiro dedicado a disseminar informações sobre esta espécie em extinção no estado do Rio de Janeiro, é um espaço com área útil de mais de 18 mil m², ao lado do Parque Ecológico Municipal Dormitório das Garças e da Lagoa de Araruama, criado com o objetivo de desenvolver a educação ambiental e a cultura oceânica para públicos diversos – crianças, jovens, educadores, turistas, pescadores, entre outros que frequentam a região. Cabo Frio foi escolhida para sediar o primeiro Centro de Pesquisa do projeto pela sua importância para a pesca e o turismo, abrangendo os vários públicos que o Projeto Albatroz busca sensibilizar.

Exposições, oficinas e atividades educativas e culturais com o tema da conservação costeira e marinha e da cultura oceânica farão parte da programação do Centro de Visitação, uma espécie de "centro cultural" dedicado aos ambientes marinho e costeiros. Nesse espaço, os visitantes poderão vivenciar experiências relacionadas ao mar, e aprender sobre as características dos albatrozes e petréis, aves que poucas pessoas conhecem de perto, por serem aves migratórias que vivem em alto-mar e têm capacidade de dar a volta ao mundo em seus deslocamentos. Um dos principais atrativos é a ossada de uma baleia-jubarte doada ao Projeto Albatroz pelo Instituto Orca, especializado no resgate e manejo de cetáceos. Também será possível fazer uma trilha autoguiada pelo mangue próximo à Lagoa de Araruama, onde os visitantes poderão conhecer as espécies da fauna e flora local.

O projeto Albatroz

Patrocinado pela Petrobras desde 2006 por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Albatroz atua desde 1990 na conservação de albatrozes e petréis, que estão entre as aves oceânicas mais ameaçadas do mundo, devido a pesca acidental e a poluição marinha, como presença de plásticos. Frente a esses desafios, o Projeto Albatroz atua na pesquisa e educação ambiental para diversos públicos, desde pescadores a turistas até crianças e professores. O projeto também faz parte Rede Biomar, que integra cinco dos principais projetos ambientais de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras, junto com os projetos Coral Vivo, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil.

As ações de educação ambiental do projeto já alcançaram mais de 37 mil alunos e professores do ensino infantil, fundamental e médio através do "Programa Albatroz na Escola". Entre as iniciativas do Projeto Albatroz para a conservação das aves marinhas, destaca-se o desenvolvimento da "toriline", uma espécie de linha sinalizadora que pode ser utilizada pelos barcos de pesca para evitar que albatrozes e petréis sejam capturados por acidente pelas redes.

Programação:

Data: Domingo, 24 de setembro de 2023

Horário: das 13 às 18 horas

14h: Coral Despertar - coral composto por senhores e senhoras da Melhor Idade, com a regência do Maestro Francisco Javier Silguero Gorriti.

15h: Teatro Infantil – "Prolaguito e a Galera da Água", desenvolvida pela companhia cabo-friense Trupe Fabricarte.

16 h: Momento solene do Instituto Albatroz

17 horas: Apresentação de câmera da Orquestra Petrobras Sinfônica tocando repertório de Cartola.

18 horas: Encerramento.

Para as crianças, haverá jogos e brincadeiras e atividades artísticas para crianças e exposição de projetos e instituições parceiras: Projeto Meros do Brasil, Projeto Uçá/Guardiões do Mar, Huber Arte Marinha, Universidade Veiga de Almeida, Coletivo Jovem Albatroz, entre outros.

Serviço

?A partir da inauguração, o Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz funcionará de quinta a domingo, das 13 às 17 horas.

Endereço: Av. Wilson Mendes, s/n – Cabo Frio - RJ

Site: www.projetoalbatroz.org.br.

Fonte: ASCOM Petrobras

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki