Camara pi 183

Câmara anuncia inscrições para Estágio-Visita 2023

Por RJNEWS em 17/08/2023 às 05:47:27

A Câmara dos Deputados abre, na próxima terça-feira (22/08), as inscrições para o Estágio-Visita 2023, que nesta edição faz parte das comemorações dos 35 anos da Constituição Federal. O programa possibilita a universitários de todo o país o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da instituição e à forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.

Podem se inscrever estudantes universitários de qualquer área, com idade igual ou superior a 18 anos. É preciso estar matriculado regularmente em curso de graduação ou pós-graduação. O estudante interessado em participar deve entrar em contato com o gabinete de um deputado ou deputada federal e solicitar sua indicação. Cada parlamentar pode indicar, por semestre, um universitário para integrar o programa. A inscrição é realizada pelo gabinete e as vagas são preenchidas por ordem de chegada. Cada turma terá no máximo 80 integrantes.

Estrutura

O programa é estruturado em duas etapas, ambas com três turmas: a etapa de ensino a distância, com carga horária de 15 horas, entre 11 de setembro e 7 de outubro; e a presencial, com carga horária de 25 horas, entre 2 de outubro e 14 de dezembro.

Durante o curso a distância, os estudantes acessam conteúdos e participam de aulas on-line. Na etapa presencial, participam de atividades na Câmara dos Deputados que propiciam o aprendizado sobre o funcionamento do Poder Legislativo, o trabalho de parlamentares e o papel dos demais atores políticos.

Objetivo

A programação é focada no protagonismo do estudante. Há aulas sobre o papel institucional da Câmara e sobre processo legislativo, além de jornadas de aprendizagem em diversas áreas da Casa, com troca de experiências pelo grupo; visitas a gabinetes, comissões e Plenário Ulysses Guimarães; simulação de funcionamento das comissões e outras atividades que possam despertar no estudante um novo olhar sobre o Poder Legislativo.

Fonte: ASCOM Câmara dos Deputados

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki