Seminário apresenta propostas para avanços em conceitos de cidades inteligentes

Por RJNEWS em 21/07/2023 às 16:24:52
O objetivo foi ampliar o acesso às informações sobre a Lei do 5G e sua aplicabilidade

O objetivo foi ampliar o acesso às informações sobre a Lei do 5G e sua aplicabilidade

Com a proposta de avançar na implantação de tecnologias aplicadas ao serviço público, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, e o Líder Norte Fluminense (Sebrae) promoveu, nesta quinta-feira (20), o Seminário Regional Smart City / 5G – Condições para o Desenvolvimento. O evento, realizado na Cidade Universitária, reuniu gestores públicos e representantes da iniciativa privada e de universidades dos nove municípios do Norte Fluminense. O objetivo foi ampliar o acesso às informações sobre a Lei do 5G e sua aplicabilidade.

A abertura do evento foi realizada pelo coordenador do Sebrae no Norte Fluminense, Guilherme Reche. Ele destacou que as tecnologias do conceito cidade inteligente geram diversos benefícios para áreas como saúde, educação, agronegócio, entre outras. "Por isso, a importância de debatermos a implantação dessas tecnologias que podem contribuir com a aceleração do desenvolvimento econômico e social dos municípios. O grupo Líder Norte Fluminense existe há 12 meses e representa um dos maiores programas de políticas públicas que busca o desenvolvimento integrado", pontuou.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, apresentou o projeto Smart City – Macaé / Centro de Inteligência em Mobilidade e Apoio ao Cidadão (Cimac). A ideia é aplicar as modernas tecnologias em cidades inteligentes para garantir a qualidade de vida do cidadão macaense e melhorar as condições de mobilidade urbana, segurança e planejamento.

"Uma cidade inteligente e humana é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento sustentável e incorpora tecnologias para um governo eficiente, que engloba o planejamento colaborativo e a participação do cidadão. Por isso, são vários benefícios como melhoria dos indicadores de gestão nas diversas áreas da administração pública, que poderão fazer uso dos dados e informações produzidas, na condução dos seus projetos e programas, assim como a possibilidade de redução significativa em seus respectivos custos operacionais e/ou investimentos", explicou o secretário.

A programação contou ainda com o tema "Cidades Inteligentes e Humanas: a importância das tecnologias urbanas para a melhoria da qualidade de vida e gestão pública", com a professora Gisele Silva Barbosa – UFRJ. Outro assunto abordado foi o case de Niterói, por Amanda Machado, diretora de Planejamento de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Viária da Prefeitura de Niterói. O encontro também contou com o case do Rio de Janeiro, por Alexandre Cardeman – chefe executivo do Centro de Operações Rio (COR), além do Comitê de Inovação (Crios/UFRJ), com o professor Allan Cormack.

O representante do Líder Norte Fluminense, José Walmir Moreira Dias, falou sobre o programa do Sebrae que reúne lideranças de diversas áreas e atividades do Norte Fluminense. "O intuito é entender os pontos positivos e as necessidades de melhorias para encontrarmos soluções que irão minimizar as dificuldades de cada área. Macaé e região estão em fase de retomada econômica e o grupo trabalha em três eixos: Mobilidade e Logística, Economia Local e Educação", disse José Walmir.

Smart City Macaé

O conceito do projeto Smart City Macaé é representado por uma plataforma tecnológica composta por videomonitoramento com soluções de reconhecimento embarcadas. As principais áreas de atuação da primeira fase do projeto são mobilidade urbana, segurança e gestão de emergências. Sua arquitetura será formada por um Centro de Inteligência em Mobilidade e Apoio ao Cidadão (Cimac); aquisição de Dados; controle biométrico - reconhecimento facial; cerco eletrônico ou muralha – análise comportamental; ponto de informações, totens e letreiros eletrônicos; gestão de trânsito, monitoramento, talonário, e radiocomunicação; gestão de ocorrências (Mobilidade, Guarda Municipal e Defesa Civil); gestão semafórica – semáforo inteligente.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki