Na bandeira amarela da Covid-19, MacaĂ© contabiliza 27.122 casos confirmados da doença

Na bandeira amarela da Covid-19, MacaĂ© contabiliza 27.122 casos confirmados da doença

Por RJNEWS em 22/05/2021 às 07:57:19
Vereador Cesinha (PROS) testou positivo para a Covid-19 e está cumprindo isolamento em casa

Vereador Cesinha (PROS) testou positivo para a Covid-19 e está cumprindo isolamento em casa

Na bandeira amarela da Covid-19, Macaé contabiliza 27.122 casos confirmados da doença

Desde o dia 14 de maio, o municĂ­pio estĂĄ na bandeira amarela. Até essa sexta-feira, dia 21, a cidade registrou 587 mortes.

Daniela Bairros

Em sete dias, perĂ­odo compreendido entre o Ășltimo dia 14 de maio até essa sexta-feira, dia 21, Macaé registrou 34 novos casos da Covid-19 e óbitos. Desde o Ășltimo dia 14, o municĂ­pio estĂĄ na bandeira amarela do coronavĂ­rus e que significa risco médio no grau de contaminação da doença. Segundo o CovidĂ­metro da Prefeitura de Macaé, nessa sexta-feira, o municĂ­pio contabilizava 27.122 novos casos confirmados da Covid-19, e 587 óbitos.

A ocupação em leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI), no municĂ­pio, nessa sexta-feira era de 59%, ainda segundo o CovidĂ­metro. A taxa de letalidade é de 2,16%, e a média semanal da taxa de incidĂȘncia de casos, 111,7, por 100 mil habitantes.

No dia 14 de maio, segundo o CovidĂ­metro da Prefeitura de Macaé, o municĂ­pio contabilizava 26.782 casos confirmados de Covid-19 e 558 óbitos, 29 mortes em uma semana. Ainda segundo o CovidĂ­metro, somente nessa sexta-feira, dia 21, foram mais quatro mortes registradas, dois homens, de 60 e 67 anos, e uma mulher de 69 anos, portadores de hipertensão arterial, e um homem de 68 anos, portador de doença pulmonar crônica.

Óbitos registrados segundo o portal da transparĂȘncia do Cartório de Registro Civil

Desde o inĂ­cio da pandemia da Covid-19, em março do ano passado, o portal da transparĂȘncia do CRC Nacional (Cartório de Registro Civil) contabiliza os óbitos registrados em cidades com mais de 50 casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Segundo o portal da transparĂȘncia, o municĂ­pio de Macaé, o registro de óbitos em Macaé, é de 653, desde de março do ano passado até essa sexta-feira, dia 21 de maio de 2021.

JĂĄ consultado pela equipe de reportagem do RJ News, o professor e doutor em fĂ­sica e integrante do GT (Grupo de Trabalho) e Enfrentamento à Covid-19 da UFRJ Macaé, Antonio Guimarães, explicou que o nĂșmero de óbitos registrado no cartório, é diferente e maior que o divulgado, diariamente pela prefeitura, porque o órgão municipal só divulga dos nĂșmeros referentes aos residentes em Macaé. "Como Macaé recebe pessoas de outras cidades, sejam moradores temporĂĄrios ou pessoas que vem à cidade para se hospitalizar, mais pessoas acabam falecendo em Macaé e entram na conta do Registro Civil, que registra o local de óbito e não o de residĂȘncia", explicou. Ainda segundo ele, os dados dos Ășltimos dias podem mudar, pois se a certidão de óbito demorar para ser emitida e ter os dados digitados no sistema, então pode demorar até duas semanas para que um óbito apareça no sistema. "Em Macaé é rĂĄpido, se comparado com os dados do Brasil. O nĂșmero total é bem menor quando era divulgado pelo Ministério da SaĂșde, agora pelo Consórcio Nacional de Imprensa, pois as secretarias de saĂșde jĂĄ divulgaram os óbitos, mas as respectivas certidões de óbito ainda não entraram no sistema do Registro Civil".

Presidente da Câmara Municipal de Macaé testa positivo para a Covid-19

Nesta sexta-feira, dia 21, a Câmara Municipal de Macaé informou, por meio de nota, que o presidente Cesinha (PROS) testou positivo para a Covid-19. Imediatamente, o parlamentar entrou em isolamento social e estĂĄ em sua residĂȘncia. A agenda de compromissos presenciais foi adiada. Cesinha segue com sintomas leves e reforça a importância dos cuidados preventivos contra o coronavĂ­rus, especialmente com o uso de mĂĄscaras e a higienização das mãos.

NĂșmeros de casos registrados em outras cidades da região

Em outros municĂ­pios de cobertura do RJ News, como Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Quissamã e Carapebus, novos casos de Covid-19, e óbitos, também sendo registrados diariamente.

Em Rio das Ostras, que continua na bandeira vermelha da Covid-19, segundo boletim epidemiológico da Ășltima quinta-feira, 20, o municĂ­pio contabiliza 11.205 novos casos, com 396 óbitos, e 72,5% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em Quissamã, que atualmente estĂĄ na bandeira amarela, segundo os nĂșmeros também divulgados nessa quinta-feira, dia 20, registra 2.397 casos confirmados, 83 óbitos, e 29.41% de ocupação em leitos de UTI Covid-19.

Permanecendo na bandeira vermelha, Conceição de Macabu, também segundo boletim epidemiológico dessa quinta-feira, dia 20, contabiliza, atualmente, 3.518 casos confirmados da Covid-19, 67 óbitos, e com oito pessoas internadas.

O municĂ­pio de Carapebus, também na bandeira amarela, contabiliza, 1.297 novos casos de Covid-19, e 20 óbitos.

Também na bandeira amarela, o municĂ­pio de Casimiro de Abreu, segundo nĂșmeros divulgados pela prefeitura, estĂĄ com 4.720 casos confirmados, 122 óbitos e com 12 pessoas internadas em leitos para a Covid-19.

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro

ComentĂĄrios

Zion
Luxhoki