Camara pi 183

Controle de Zoonoses de Macaé alerta para cuidados contra dengue no Carnaval

A preocupação do setor é que o ciclo de reprodução do vetor, do ovo até a forma adulta, leva em média apenas uma semana

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 25/02/2022 às 10:11:30
O mosquito Aedes aegypti é transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya

O mosquito Aedes aegypti é transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya

A Coordenadoria Especial de Promoção a Saúde Animal e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), da Secretaria Municipal de Saúde, faz alerta e recomendações contra possíveis criadouros do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre Chikungunya, para quem for viajar e visitantes que permanecerem em Macaé durante o período de Carnaval. A preocupação do setor é que o ciclo de reprodução do vetor – do ovo até a forma adulta – leva em média apenas uma semana.

O principal pedido é para que os viajantes e visitantes façam uma vistoria nas áreas externas, visando, com isso, eliminar os recipientes que possam acumular água parada e servir como criadouro dos mosquitos. Essa é uma ação necessária a ser verificada antes de saírem de suas casas ou na chegada nos locais de hospedagem.

O ciclo de reprodução do vetor pode levar de 5 a 10 dias, por isso, mesmo no curto período de festa é preciso estar bem atento. "Um balde esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda, após a chuva, podem facilmente se tornar focos do mosquito e afetar toda a vizinhança. É importante ainda verificar se a caixa d"água está completamente vedada, as calhas limpas, e manter objetos como pneus, baldes e garrafas vazios e virados para baixo, observa a coordenadora da CEPCSACZ, Pâmela Mussi.

Os ovos do mosquito podem ficar aderentes às partes internas dos objetos vazios por até um ano, por isso se recomenda lavar os recipientes com água e sabão utilizando uma bucha. Em casas e condomínios com piscina, é necessário - além da manutenção periódica - que a mesma seja coberta durante os dias em que os locais estiverem fechados. A Secretaria de Saúde recomenda, também, incluir a limpeza de ralos e canaletas externas, além de se manter as lonas que cobrem objetos bem esticadas para evitar a formação de poças d"água.

Foto: Divulgação

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki