Macaé mantém menores índices de contágio e letalidade por Covid-19 no Estado

Os dados são consolidados pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar da UFRJ

Por RJNEWS em 27/10/2021 às 06:23:59
A eficácia das ações de enfrentamento a pandemia, principalmente através do avanço da vacinação de primeira e segunda doses da população geral, garante a Macaé o registro dos menores índices de contágio e letalidade por Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro. Os dados são consolidados pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar da UFRJ.

De acordo com o estudo, Macaé segue em cenário de risco baixo da pandemia (bandeira verde), diante da queda no número de novos casos positivos de infecção por Coronavírus. A avaliação da UFRJ indica ainda que o município mantém o índice de reprodução do vírus (R=0,84) menor que a média estadual (R=0,95) e também entre as cidades avaliadas pelo Grupo Multidisciplinar.

O "Covidímetro" da UFRJ aponta também que Macaé mantém o índice de letalidade (1,170%), quatro vezes menor que o registrado na cidade do Rio de Janeiro (5,21%) que apresenta o cenário de risco moderado da pandemia (bandeira laranja). A capital do petróleo segue também com o percentual abaixo das demais cidades acompanhadas pelo grupo técnico.

Os novos indicadores refletem um novo estágio de controle sobre o cenário da pandemia, comprovado também na queda de 87,6% dos óbitos por Covid-19 registrado nos últimos seis meses.


"Mantemos também o monitoramento do cenário epidêmico através da testagem da população, o que nos permite seguir a estratégia de isolamento e monitoramento dos casos positivos. Em Macaé, a taxa de positividade segue em redução a cada mês. O atual cenário também é um reflexo direto do efeito da vacinação da população em uma escala cada vez mais crescente", avalia a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki