Serviço de Hemoterapia de Macaé está precisando de sangue O Negativo e convoca doadores

O Hemocentro de Macaé atende aos municípios vizinhos, como Quissamã e Conceição de Macabu

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 13/07/2021 às 16:33:50
Para doar sangue, basta estar bem de saúde e ter entre 16 e 60 anos de idade

Para doar sangue, basta estar bem de saúde e ter entre 16 e 60 anos de idade

Daniela Bairros

O Serviço Municipal de Hemoterapia, da Secretaria de Saúde de Macaé, solicita o apoio da população para a regularização do estoque de sangue tipo O negativo. A equipe pede aos doadores que tenham este tipo sanguíneo para que possam contribuir. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h, apresentando um documento pessoal e original com foto.

De acordo com Laura Maciel, bióloga do Hemocentro, o estoque em baixa coloca em risco a vida de diversas pessoas, principalmente as que sofreram algum trauma físico, como em acidentes de trânsito. "Para manter um estoque ideal é necessária a regularidade da doação de 20 a 25 doadores diariamente. É preciso criar o hábito de doar, a doação é um ato voluntário e que salva muitas vidas", destacou.

Ela lembra que a coleta de 400 ml de sangue pode salvar quatro vidas. O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé é responsável por abastecer todas as unidades hospitalares do município, além das cidades vizinhas como Quissamã e Conceição de Macabu. Pessoas em boas condições de saúde devem comparecer à unidade e, após uma triagem, é realizada a captação.

Os profissionais que atuam na unidade estão tomando todas as medidas de segurança contra o coronavírus, e solicitam aos doadores que compareçam usando máscaras.

Para doar - Para fazer a doação basta estar bem de saúde; ter entre 16 e 60 anos; sendo que os menores de 18 devem levar autorização dos pais ou responsáveis por escrito; apresentar documento de identidade; pesar mais de 50 quilos; estar alimentado, evitar ingerir alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para Aids; não ser usuário de drogas; não estar grávida e nem amamentando.

O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona na Rua Dr. Bueno, 40, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. O telefone para contato é (22) 2796-1756.

Foto: Reprodução

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki