Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Conceição de Macabu

Possíveis irregularidades da Prefeitura de Macabu em processos de contratação serão avaliadas pela Câmara

Uma denúncia foi protocolada na Casa Legislativa do município


As denúncias foram repassadas à Câmara Municipal

Thaiany Pieroni

A Câmara Municipal de Conceição de Macabu recebeu, nessa semana, duas denúncias graves com relação a possíveis irregularidades cometidas pela Prefeitura Municipal referente a dois processos de contratação de empresas para prestação de serviços no município. As denúncias foram protocoladas na Casa de leis e apresentadas em sessão ordinária.

De acordo com a denúncia, não houve prévio procedimento licitatório, ou seja, não houve publicação no diário oficial, quadro de avisos e/ou site, configurando direcionamento para determinadas empresas. Constando ainda, irregularidades como anuência de documentos, e, possibilidade de iniciação de processo após a instalação e montagem dos supracitados.

Essas irregularidades teriam sido identificadas na contratação da empresa responsável pelo evento, que seria realizado em comemoração ao Dia dos Namorados e que foi cancelado. Na ocasião, a prefeitura emitiu uma nota alegando que o evento foi cancelado devido a gravidade da Covid-19 no município, e em respeito às famílias enlutadas. "A Prefeitura de Conceição de Macabu lamenta o cancelamento, mas se solidariza com as famílias de todos as vítimas desta doença que assola a cidade o país e o mundo", publicou o município.

A outra denúncia realizada foi com relação à instalação de um gerador no Hospital Municipal Ana Moreira em fevereiro, deste ano.

A denúncia toma por base Inciso XIV do artigo 5º da Constituição de 1988 e estipula que, no Brasil, é assegurado o direito de informar, de se informar e de ser informado, permitindo o livre acesso à informação e a dados públicos e privados que são de relevância popular. Bem como a LEI Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências.

Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal, Vereador Jorge Luiz (Dhal), informou que a documentação recebida foi encaminhada à Procuradoria da Câmara Municipal, que fará o estudo dos mesmos. Caso seja necessário a instalação de comissão especial, será necessário a formalização, contendo 1/3 dos vereadores, ou seja, após o requerimento de quatro representantes da casa legislativa.

Dhal salientou ainda, que será feita a análise imparcial e responsável dos documentos entregues, sendo tomadas as atitudes cabíveis para trazer respostas à população, sanando quaisquer possíveis dúvidas.

Nossa equipe também entrou em contato com a Prefeitura de Macabu para saber informações sobre as denúncias, mas não tivemos respostas até o fechamento desta edição.

RJNEWSnoticias

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!