Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Empregabilidade

Macaé bate 20,6 mil empregos gerados em dois anos


Cidade Energia contabilizou 8.793 novos postos de trabalho criados por setores como construção civil, comércio, indústria e serviços

Em dois anos, Macaé atingiu o maior saldo em geração de postos de trabalho entre as cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, somando mais de 20,6 mil empregos criados a partir da retomada de investimentos em segmentos ligados à cadeia produtiva de óleo, gás e energia.

Os dados atualizados nesta terça-feira (28) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) registram que só em 2022, a Cidade Energia contabilizou 8.793 novos postos de trabalho criados por setores como construção civil, comércio, indústria e serviços.

Diante da dinâmica iniciada em 2021, ano em que Macaé registrou a criação de 11.814 empregos, o município se beneficia de forma direta da consolidação de mais de R$ 25 bilhões de investimentos da iniciativa privada, tendo o novo porto (Tepor) como a principal referência na evolução da infraestrutura local que atende a etapa de transição energética já registrada pelo Brasil em cenário global.

Pautas defendidas pelo prefeito Welberth Rezende, como discussão junto à Petrobras da revisão da exigência de dois anos de experiência para profissionais qualificados que atuam em áreas específicas do segmento offshore, também exercem influência sobre a nova dinâmica do mercado de trabalho do município.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, além do petróleo, outros segmentos despontam como potências para a abertura de novos postos de trabalho na cidade.

"Sem dúvidas, essa sequência positiva de geração de empregos será mantida por Macaé em 2023, ano que consolidará a construção do novo Porto e a definição de investimentos em setores como o Turismo", avalia o secretário.

A nova etapa de industrialização da cidade, referenciada pela proposta de instalação de fábrica de fertilizantes, também ajuda a projetar um novo ano positivo em geração de empregos no município.

"Estamos preparados para auxiliar as empresas que estão em fase de contratação, a identificar em nossa cidade a mão de obra qualificada. Esse intercâmbio garante ao trabalhador de Macaé a oportunidade de retornar ao mercado e a participar desta nova fase de prosperidade do município", avalia o Secretário de Trabalho e Renda, Cristiano de Almeida.

Secom Macaé

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!