Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral

Macaé aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial


Mais uma ação em prol da política pública antirracista. Macaé aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A adesão, publicada no Diário Oficial da União nesta última quarta-feira (22), visa ao reforço da implementação das políticas de enfrentamento ao racismo. Também está previsto o acesso prioritário nas ações desenvolvidas pelo Governo Federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial. O termo de adesão e compromisso destaca as obrigações e compromissos da cidade.

Com a inclusão de Macaé, o Estado do Rio de Janeiro passa a contar com 17 municípios integrando a política pública destinada a superar as desigualdades raciais no Brasil. A iniciativa é coordenada pelo Ministério de Igualdade Racial, destacada na página @ministerioigualdaderacial. Para ser inserido no Sinapir, o município apresentou alguns quesitos considerados relevantes, como ter o Estatuto da Igualdade Racial e abranger uma Secretaria de Igualdade Racial.

Macaé continua com a campanha antirracista e segue a Lei 4.942/2022 sancionada pelo prefeito Welberth Rezende, que dispõe do Estatuto Municipal de Promoção da Igualdade Racial. De acordo com o secretário de Igualdade Racial, Dorniê Matias, o ingresso do município no Sinapir representa uma evolução nas ações de enfrentamento ao racismo.

"A adesão significa para a população que a política pública antirracista está chegando na ponta. A entrada de Macaé mostra, com isso, a preocupação com o desenvolvimento de suas políticas de promoção da igualdade racial. Vale lembrar, que somente as cidades de Macaé e Niterói contam com secretarias específicas de igualdade racial", pontuou o secretário.


O atendimento do Disque Racismo é pelo número (22) 99244-7709, que funciona 24 horas. Também através do telefone são recebidas orientações e registradas denúncias de violações na esfera racial. O canal possibilita o envio de imagens e áudios para compor a denúncia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 53% da população da cidade de Macaé, se declara negra.


Secom Macaé

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!