Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Educação

Câmara de Macaé denuncia falta de acessibilidade em órgãos públicos


O presidente do Legislativo, Cesinha, pediu esclarecimentos à prefeitura

Um requerimento aprovado na sessão desta quarta-feira (8), na Câmara Municipal de Macaé, solicita ao Executivo informações urgentes sobre a falta de acessibilidade na Secretaria de Cultura da cidade. O autor é o presidente Cesinha (Cidadania), que acrescentou que o problema afeta outros prédios do município. A falta de adequação desses espaços estaria impedindo idosos, pessoas com deficiência (PcD) e com dificuldade de locomoção de acessar alguns serviços públicos.

De acordo com Cesinha, ele também foi procurado após um idoso, que não pode subir escadas, não ter conseguido atendimento na Coordenadoria de Posturas. Ele relatou que o elevador do prédio estava quebrado e não havia ninguém do órgão para atender no térreo. "Acho que o poder público deveria dar exemplo no cumprimento das leis, mas não é isso o que está acontecendo com relação à acessibilidade".

O presidente destacou que é preciso fazer uma discussão mais ampla sobre inclusão em Macaé, o que inclui melhorar a acessibilidade dos cidadãos. Ele recebeu o apoio de José Prestes (Podemos), que lembrou dos idosos que têm direito à gratuidade no transporte coletivo.

Segundo Prestes, os idosos necessitam apresentar a carteira de identidade ao motorista, na parte da frente do ônibus, para depois se dirigirem à porta detrás. "Isso me comove profundamente, pois muitos andam com dificuldade e fazem grande esforço para não atrasar ainda mais a partida do veículo".


Agenda de eventos

Na mesma data, foram aprovados dois requerimentos para a realização de novos eventos pelo Legislativo. O primeiro deles foi de Luiz Matos (Cidadania) que pediu a destinação do Grande Expediente da sessão da próxima quarta-feira, 15 de maio, para os representantes dos conselhos tutelares da cidade (1, 2 e 3) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. A ideia é oferecer um espaço para a troca com autoridades e sociedade civil, a fim de assegurar os direitos das crianças e adolescentes macaenses.

O segundo requerimento é de Amaro Luiz (PV), que solicitou a realização de uma edição da Câmara Itinerante no bairro Engenho da Praia. A data prevista para ouvir as demandas dos moradores do local é dia 8 de junho.

ASCOM CMM

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!