Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Justiça

Bolsonaro entra na justiça contra Lula após acusação de 'desaparecer' com móveis do Palácio


Bolsonaro quer uma indenização de Lula por sugerir que teria desaparecido com móveis do Palácio
O ex-presidente Jair Bolsonaro entrou com uma ação contra Luiz Inácio Lula da Silva na qual exige do atual presidente uma retratação pública e indenização, por ter sugerido o desaparecimento de móveis do Palácio da Alvorada, informou neste sábado por meio de um advogado.
A ação por danos morais foi apresentada por Bolsonaro e sua mulher, Michelle, ao Juizado Especial Cível do Distrito Federal, segundo documento enviado à AFP pelo advogado Fábio Wajngarten.
Publicidade
Na última quarta-feira, o governo Lula divulgou uma nota em que afirma ter encontrado 261 itens do palácio presidencial que não haviam sido localizados em janeiro de 2023, quando ele assumiu o poder, e que estavam "abandonados em depósitos externos".

Bolsonaro e Michelle pedem que Lula se retrate "na mesma proporção do dano" que causou, além de uma indenização de 20 mil reais, a ser revertida para uma ONG.

Lula quis "atribuir aos autores fatos inverídicos, com o nítido intuito de manchar a sua reputação", diz o documento. "Convocar a mídia para afirmar que os autores teriam 'levado' e 'sumido' com os bens públicos" é "reprovável e irresponsável", acrescenta.

Lula tomou posse em 1º de janeiro de 2023, mas sua mudança levou pouco mais de um mês, por motivos de segurança, reformas e compras, tendo sido concretizada no mês seguinte. Em 8 de janeiro de 2023, uma multidão de apoiadores de Bolsonaro invadiu o Palácio do Planalto e outras sedes do poder em Brasília. O ex-presidente havia viajado para os Estados Unidos antes desse episódio.

O Dia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!