Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alíquota do querosene

Governo do Estado sanciona lei que reduz alíquota do querosene da aviação

Medida vai impulsionar turismo, atraindo novos voos


Governo do Estado sanciona lei que reduz alíquota do querosene da aviação para empresas que operem em aeroportos internacionais e do interior do Rio de Janeiro

Foi sancionada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro a Lei 9281/21, que prevê a redução da alíquota do querosene de aviação (QAV). A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (26/05) e reduz de 13% para 7% a alíquota do ICMS, até o final de 2035, para as empresas que se dispuserem a operar em sistema de conexão internacional de voos ou em aeroportos do interior. O benefício alcança, também, empresas de táxi aéreo e helicópteros de voo turístico.

O governador Cláudio Castro reforça que a medida vai fortalecer os aeroportos do Estado.

- Além de ser uma medida importante neste momento de pandemia, em que as empresas aéreas foram fortemente afetadas, tanto em nível nacional como internacional, também é uma forma encontrada pelo Governo do Estado para ampliar a oferta de voos nos aeroportos do Rio de Janeiro, principalmente o Tom Jobim, que tem um incrível potencial de crescimento - argumenta o governador.

O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, ressalta que foi uma grande conquista que coloca o estado do Rio de Janeiro, mais uma vez, com competitividade para atrair novos destinos e voos aqui para o Estado.

- É uma grande vitória para o setor do turismo e, principalmente, para o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. A redução, que é válida para voos de avião e helicóptero, vai ajudar a equiparar o Rio a outros estados que, devido a condições tributárias melhores, atraem mais voos.

O QAV representa entre 35% a 40% do custo de voo das companhias aéreas. A lei entrará em vigor dois meses, após a sanção desta quarta. O próximo passo é a regulamentação da Secretaria de Estado de Fazenda, que vai realizar o estudo de impacto da medida para a economia do Rio de Janeiro.

Ascom Setur/TurisRio

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!