Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasil 200 anos

Concurso "Brasil 200 anos de independência" está com inscrições abertas


As escolas interessadas em participar do concurso de poesias "Brasil 200 anos de independência: Lendo nossa história, escrevendo nosso futuro" devem inscrever seus alunos até o dia 2 de setembro. As premiações serão destinadas aos primeiros e segundos lugares de cada uma das cinco regiões do país. Cada um dos cinco vencedores receberá R$10 mil.

Além do prêmio em dinheiro, os cinco primeiros colocados ganharão viagem para o evento de premiação e a inserção da poesia na quarta capa do Livro Didático do PNLD-2024. Já os segundos colocados receberão R$5 mil. Todos os 10 premiados, além de certificados de participação, receberão placas de premiação para as suas escolas.

O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Programa Nacional do Livro. A Coordenadoria do Livro Didático da Secretaria de Educação, em parceria com escolas da Rede Municipal de Educação de segundo segmento do Ensino Fundamental, está orientando a participação dos estudantes.

De acordo com o edital, somente estão habilitados a participar do concurso estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas constantes no Censo Escolar e com código INEP e que não tenham completado 16 anos até a data final de inscrição. Cada escola poderá inscrever apenas uma obra, devendo o estudante ser o vencedor do processo interno.

O poema inscrito deve ser inédito e não ter participado de nenhum outro concurso ou evento similar. O texto enviado também não pode apresentar qualquer elemento que identifique a autoria, ou rasuras, manchas ou quaisquer elementos que impossibilitem a sua avaliação. Fora isso, as obras não podem ter elementos que descumpram o Princípio da Igualdade, o respeito e a tolerância, não sendo admitido viés ideológico ou partidário nas composições a serem avaliadas, sob pena de eliminação do concurso.

As obras serão classificadas de acordo com os critérios: criatividade, contextualização, harmonia estética (ritmo, rima e métrica), autenticidade e expressividade. O edital do concurso pode ser acessado neste link. E as gestões das escolas podem inscrever o aluno que representará a unidade através do sistema PDDE Interativo/SIMEC.

Secom Macaé

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!