Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

SIPIA

Conselheiros Tutelares participam de oficina sobre sistema nacional de informações


Os 15 Conselheiros Tutelares de Macaé participarão da "Oficina Sipia", no laboratório do Instituto Federal Fluminense, nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), das 9h às 17h. Trata-se de uma capacitação sobre o Sistema de Informação da Infância e Adolescência (SIPIA), que está sendo implementado em todo o Estado do Rio de Janeiro. Em Macaé, a oficina é promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA).

O objetivo é habilitar e contribuir com o aprimoramento prático dos Conselheiros Tutelares (CTs) de modo contínuo. O CT, como órgão responsável por cumprir e fiscalizar o cumprimento da lei (ECA) e dos direitos da criança e do adolescente, executa atividades necessárias como mobilizador do Sistema de Garantia de Direitos, responsável por requisitar os serviços públicos que a criança e o adolescente necessitam, deixando os julgamentos e sanções disciplinares (punições) para o judiciário.

- A capacitação para os conselheiros tutelares visa à obtenção de conhecimento prático para utilização do SIPIA, que é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre garantia de direitos de crianças e adolescentes preconizados no ECA. O CMDDCA tem buscado diálogos institucionais a fim de promover capacitação dos conselheiros tutelares, que possam contribuir com o aprimoramento prático do trabalho – ressaltou a advogada Catarina Carvalho, vice-presidente do CMDDCA de Macaé.

Durante dois dias consecutivos, os Conselheiros Tutelares irão conhecer de perto todo o contexto do Sipia que será ministrado pelo Mestre em Psicologia Clínica e Coordenador Técnico Estadual do Sipia, Sérgio Henrique Teixeira. Fazem parte da programação a apresentação do Sipia, cadastramento de entidades e programas de atendimento, cadastramento da denúncia, inclusão do atendimento (direito violado, o violador, medidas de proteção, cadastro das crianças e adolescentes e seus pais/responsáveis, acompanhamento das medidas e estatísticas do atendimento dos CTs.

O Sipia - É um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Através dele será criado um grande cadastro de informações que possibilite qualquer cidadão brasileiro acessar, via internet, todas as informações sobre crianças e adolescentes do Estado do Rio de Janeiro. O Sipia tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor. A base do Sipia-CT é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre violação ou não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente.


Secom Macaé

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!