Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Fundação para Infância

Sede da Fundação para Infância e Adolescência é inaugurada em Macaé

No local funcionará o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência


No interior do Rio, as cidades contempladas são Macaé e Campos dos Goytacazes"

A sede da Fundação para Infância e Adolescência (FIA) foi inaugurada nesta quinta-feira (5), no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o "Moacyrzão". No local funcionará o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), para jovens a partir de 15 anos de idade, e que tem o objetivo de capacitar e encaminhá-los para o mercado de trabalho. A solenidade contou com a presença do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do prefeito de Macaé, Welberth Rezende. "Entregamos para os jovens macaenses mais essa oportunidade de capacitação profissional", disse Welberth.

A presidente da FIA, Cléo Hermans, explicou que o PTDA é destinado a jovens a partir de 15 anos, e funciona em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), responsável pela contratação dos professores. "Depois de três meses de capacitação, esses jovens serão encaminhados para estágio em órgãos públicos e privados. Eles permanecem no programa até os 18 anos de idade", acrescentou.

O Gerente Executivo do PTDA, Rafael Fróes, conta que a capacitação será realizada em sete módulos, totalizando 320 horas. Entre as disciplinas estão português, redação, teatro e informática. "As aulas são ministradas pela plataforma zoom. O programa possui 14 unidades. No interior do Rio, as cidades contempladas são Macaé e Campos dos Goytacazes", informou.

Ele explica ainda que o programa existe desde 1975 e possui uma equipe multidisciplinar formada pelo coordenador, psicólogo, assistente social, administrativo, agente educador e professores. Os jovens são escolhidos por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e, posteriormente, encaminhados para a coordenação do programa no Rio de Janeiro.

"Poderão participar jovens que preencham os requisitos, principalmente os que vivem em vulnerabilidade social. A previsão é de que em setembro possamos iniciar as aulas", disse o coordenador do PTDA em Macaé, Marcelo Maillet. O Secretário de Esportes, Marvel Maillet, ressaltou a importância do programa para o município. "Os jovens serão inseridos no mercado de trabalho com mais qualidade", destacou.

Também estiveram presentes as primeiras-damas do Estado, Analine Castro; e de Macaé, Quelen Rezende; os deputados estaduais, Chico Machado e Pedro Brazão; o deputado federal, Chiquinho Brazão; e outras autoridades do município e do estado.

Secom Macaé

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!