Pescadores de Macaé serão capacitados pela Capitania dos Portos

Os candidatos passaram por um teste físico no Iate Clube

Por RJNEWS em 13/07/2021 às 17:09:25
Os aprovados irão participar do curso composto por aulas teóricas e práticas

Os aprovados irão participar do curso composto por aulas teóricas e práticas

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Pesca e a Marinha do Brasil (Capitania dos Portos), realizou nesta terça-feira (13) o processo seletivo para o curso de formação de aquaviários, pescador profissional nível 1.

De acordo com o secretário Adjunto de Pesca, Jair Gomes de Barcelos Júnior, foi feita uma solicitação para a Capitania dos Portos, para abertura de mais 15 vagas para o curso, já que a instituição estaria promovendo a capacitação para outros 15 profissionais. "Estes pescadores serão capacitados e estarão habilitados para ser tripulante de embarcação", disse.

Os candidatos passaram por um teste físico no Iate Clube, nesta manhã, com natação e permanência na água (flutuação). Segundo a Capitania dos Portos, os aprovados irão participar do curso composto por aulas teóricas e práticas que irão ampliar seu aprendizado no dia a dia de sua atividade profissional.

Após os curso de formação de aquaviários, os pescadores estarão habilitados com a categoria de Pescador Profissional (POP), no nível de habilitação 1, para exercício da capacidade exclusiva na função de pescador, a ser desempenhada em embarcação de pesca de qualquer tipo e porte, empregada em qualquer tipo de navegação.

A equipe da Capitania dos Portos ressalta, que o curso é importante para que se consolide o conhecimento e a proficiência para exercer a função de Patrão de embarcação de pesca com AB (arqueação bruta menor ou igual a 10) e de potência propulsora até 170 quilos, empregadas na navegação interior e na navegação costeira, conforme definido pela Capitania dos Portos.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki