Rumo a Tóquio: repórter Diego Moraes viaja a capital do Japão para cobrir as olimpíadas

Viagem será nesta terça-feira, dia 06 de julho. No país, Diego Moraes ficará até o dia 08 de agosto, data de encerramento dos jogos olímpicos

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 05/07/2021 às 15:40:14
Diego Moraes embarca para o Japão nesta terça-feira

Diego Moraes embarca para o Japão nesta terça-feira

Daniela Bairros

Chegou a tão sonhada hora de viajar para Tóquio, no Japão, onde serão realizadas as olimpíadas, que terão início no próximo dia 23 de julho e seguem até o dia 08 de agosto. E mais uma vez, o repórter Diego Moraes, de 33 anos, o Diego San, visitará o país, mas para fazer a cobertura jornalística dos jogos.

Em entrevista ao RJ News Notícias, Diego, que também é carateca, revelou que a expectativa é muito grande, já que será a primeira olimpíada internacional que irá cobrir.

Segundo ele, é um sonho realizado, pois se trata do maior evento esportivo do mundo. "Centenas de países estarão em Tóquio. É muito importante. Existe uma seleção antes para escolher os que vão. Eu estou muito feliz, acompanhar como repórter", declarou Diego Moraes, que viaja para Tóquio nesta terça-feira, dia 06 de julho.

Nascido em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, mas criado em Macaé, Diego Moraes é jornalista há 11 anos. Entrou na Rede Globo em 2009 como estagiário na editoria de esporte. Construiu carreira. Foi produtor, editor de texto e, em 2013, se tornou repórter. Além do jornalismo, Diego tem outra paixão: o Karatê. Foi atleta de alto rendimento. Na arte marcial, começou aos seis anos de idade, mas aos 18, parou. Ao todo, ficou 11 anos parado do esporte. O objetivo, ainda segundo ele, era conquistar uma vaga para as olimpíadas de Tóquio, o que não aconteceu.

Em 1998, Diego conquistou o vice campeonato mundial em Kyoto, além do campeonato brasileiro juvenil, o tricampeonato estadual e ficou em sétimo lugar no Pan-Americano do Uruguai.

No último domingo, dia 04, o Esporte Espetacular, programa esportivo da Rede Globo, exibiu a quarta e última temporada, mostrando os treinamentos de Diego San no karatê e a expectativa de chegar a Tóquio, como atleta. "Foram quatro temporadas, desde o retorno ao tatame, técnicas da arte marcial. Tudo isso começou, quando eu sugeri o projeto à Rede Globo, que topou. Dai nasceu o Diego San, e isso até foi um diferencial para eu entrar na emissora e desenvolver a função de repórter. E foi um projeto que me colocou em um patamar importante no karatê", afirmou Diego.

A mãe de Diego Moraes e Diego San, Anairdes Moraes, afirmou que o filho sempre foi muito obediente e determinado. No Karatê, segundo ela, Diego começou aos seis anos de idade, por causa de um colega. Emocionada, dona Anairdes fala da trajetória do filho no esporte. "Eu, sinceramente, no começo, achava que o karatê era um esporte com pancadaria, violência e brigas. Na época em que o Diego começou a treinar, quando pequeno, eu era professora da Samara Jardim, a técnica dele. Ela me mostrou que o karatê não tinha nada disso o que eu pensava que tinha. Aos 10 anos, em 1998, o Diego viajou para Kyoto, onde foi vice campeão na modalidade. Foi a primeira viagem dele internacional. Eu trabalhei um ano para ele fazer essa viagem", relatou a mãe do jornalista e carateca. Ainda segundo dona Anairdes, Diego levava tão a sério o karatê, conquistou medalhas no Rio de Janeiro e foi campeão brasileiro. "Eu até achava que ele fosse parar. Ignorância minha na época. Eu então passei a conviver com meu filho atleta do karatê. É coisa de mãe. Comecei também a pesquisar mais sobre o esporte. Eu criei o Diego para voar e não para rastejar. Dou todo meu apoio a ele. Ele é um filho muito amigo, carinhoso, muito família. Ser mãe do Diego é muito gratificante", relatou.

A técnica de Diego Moraes e Diego San, Samara Jardim, de Macaé, contou que os treinos com o atleta começaram aos seis anos de idade. Ela afirmou que, apesar de não ter conseguido a vaga para as olimpíadas de Tóquio, ficaram no top 80, como melhor atleta do mundo. "Almejamos a vaga sim e nenhum carateca brasileiro conseguiu classificar. Com certeza, o Diego saiu mais forte do que entrou", enfatizou Samara.

Samara Jardim é professora de Karatê, formada em educação física, atleta da Seleção Brasileira, Estadual e é a terceira melhor do mundo. "Fiquei muito feliz em participar do projeto do DiegoSan e a Rede Globo. Ele ficou 11 anos parado e voltou buscando o ranking olímpico. Não foi fácil participar deste projeto. É um peso muito forte, uma cobrança muito grande. E tenho muito orgulho de ver meu aluno nesse patamar. Ele foi atleta da seleção brasileira. Jovem, negro e estar com ele nessa série exibida pela Rede Globo, quebramos um tabu, imposto pela sociedade.

Fotos: Divulgação

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro
AGENCIA NCX MARKETING E VENDAS

Comentários

Zion