Semana Macaé pela Diversidade começa segunda cheia de atividades

A programação começa na segunda-feira (28)

Por RJNEWS em 28/06/2021 às 06:40:07

O mês de junho marca a diversidade, sem a qual, nenhuma sociedade pode ser organizada e, para celebrar o orgulho de um dos movimentos mais fortes do mundo, o LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo), será realizada a Semana Macaé pela Diversidade. A programação começa na segunda-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, com audiência pública no plenário virtual, às 18h, no Canal YouTube da Câmara Municipal do Legislativo (www.youtube.com) e será promovida até a sexta (2 de julho) com a "Live do Orgulho", no Facebook.

Haverá atividades nos cinco dias tendo como referencial uma das lutas do movimento contra a LGBTIfobia visando uma sociedade justa e igualitária independente da orientação sexual e identidade de gênero de cada pessoa. A Semana será aberta a toda a população. Na terça (29), será realizada a capacitação dos profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade no atendimento à população LGBTI+, às 15h, no Auditório do Hotel de Deus, na Linha Azul. Na quarta (30), haverá Roda de Conversa virtual com o tema "Construindo Políticas Públicas Municipais LGBTI+", às 14h, pela plataforma Google meet via o link: Meet.google.com/uvo-gyoy-rgy.

O evento continua na quinta (1º de julho), com o mutirão de retificação do nome social, das 8h às 17h, no Hotel de Deus. Para participar, é necessário agendar o atendimento pelo celular (22) 992059305. A "Live do Orgulho", às 19h, no Facebook: www.facebook.com/GrupoCoresdaVida, encerra a semana com Roda de Conversa com os movimentos sociais.

A Semana será realizada pela Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero, da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos do Legislativo, através da vereadora Izza Vicente; o Programa Rio Sem LBGTIfobia, da Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro/Centro de Cidadania Baixada Litorânea; e com o movimento civil das ONGs Cores da Vida e GDM.

"Juntos preparamos uma programação de respeito e atenção para toda a comunidade. Esperamos que a "Semana Macaé pela Diversidade" informe e sensibilize a sociedade sobre a importância de se combater todo tipo de preconceito e discriminação e contribua para a cidadania plena e construção de políticas públicas efetivas para toda população LGBTI+", destacou a coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero da Secretaria de Desenvolvimento Social, Tayse Marinho.

Dia do Orgulho - O Dia do Orgulho é uma alusão ao protesto de gays, transexuais e drag queens contra uma ação violenta de policiais nova-iorquinos que queriam fechar um bar que reunia a comunidade. Aconteceu em 1969 e ficou conhecido como a Revolta de Stonewall, que se tornou um marco internacional na luta por direitos fundamentais da comunidade.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion