Prefeitura de Macaé conscientiza sobre a Doença Falciforme

A Prefeitura de Macaé oferece, gratuitamente, os serviços de diagnóstico e tratamento

Por RJNEWS em 20/06/2021 às 09:19:56

Este sábado (19) é o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme (DF), como a anemia falciforme, a mais grave DF, uma alteração genética (herdada de pais para filhos) caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante que provoca a distorção nas células sanguíneas. Para marcar a conscientização da doença, a coordenadora do Programa Municipal de Doença Falciforme, enfermeira Juliana Nunes Amorim, fará uma live no canal do Youtube da Prefeitura de Macaé, na próxima terça-feira (22), às 14h30, com o mestre e doutor pela UFRJ, pesquisador da DF, Clemilson Berto Júnior. O tema do evento com os especialistas será "Um bate-papo sobre Doenças Falcêmicas" aberto ao público.

A Prefeitura de Macaé oferece, gratuitamente, os serviços de diagnóstico e tratamento da DF. O diagnóstico é feito pelo teste do pezinho e, quem não fez o teste, deve fazer o exame eletroforese de hemoglobina que pode ser solicitado por médico ou enfermeiro em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da rede pública municipal de saúde de Macaé.

O tratamento da doença é feito por meio de consultas para acompanhamento pela equipe multidisciplinar do Programa de Doença Falciforme composta por enfermeira, assistente social, psicóloga, pediatra e nutricionista. O programa funciona na Casa da Criança e do Adolescente e conta com as demais especialidades médicas existentes na unidade como cardiologista e neurologista, além dos serviços de imunização, dispensação e aplicação dos medicamentos recomendados pela Política Nacional de Atenção Integral à Doença Falciforme.

O endereço do programa é Rua Télio Barreto, 316, no Centro, na Casa da Criança, sala 222. O atendimento é presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro
AGENCIA NCX MARKETING E VENDAS

Comentários

Zion