Cidades do Norte Fluminense começam a vacinar pessoas sem comorbidades

Governo do Estado afirma que já imunizou 84% dos profissionais da Educação contra a Covid-19

Por RJNEWS em 19/06/2021 às 06:13:00
Vacinação avança no Norte Fluminense

Vacinação avança no Norte Fluminense

Thaiany Pieroni

Depois de muita espera e ansiedade, a população da Região Norte Fluminense sem comorbidades começou, enfim, a receber a vacina contra o coronavírus.

Macaé foi a primeira cidade, dentro da área de cobertura do RJ News, a iniciar a vacinação, no último sábado, 12. De acordo com a prefeitura, o "Dia D de Vacinação" contra Covid-19 destinado ao público geral a partir de 55 anos, trouxe um resultado expressivo garantindo a imunização de 4.140 pessoas.

A Secretária de Saúde, Liciane Furtardo, participou da mobilização e comentou os dados: "Estou muito feliz com o avanço da faixa etária no município. Eu sou enfermeira e não poderia ficar de fora desse dia tão importante e marcante para todos nós. A ideia era fazer com que a população ficasse o menos tempo possível na fila, e isso só foi possível devido ao trabalho em equipe", destacou a secretária.

Engajado na campanha Vacinação Solidária, Maurício Barone, além de elogiar a organização da ação, agradeceu pela oportunidade de poder ajudar a quem precisa. "Hoje é um dia feliz, afinal, eu fui vacinado. Me sinto grato por poder contribuir com a campanha. Agradeço, também, a toda equipe que está aqui na linha de frente", pontuou Mauricio, que optou por receber a primeira dose da vacina no sistema drive thru, na Cidade Universitária.

Quissamã também iniciou, nesta semana, a vacinação contra a Covid-19 para a população em geral do município, chegando na faixa etária até 56 anos.

De acordo com a Prefeitura, o avanço da vacinação foi possível por causa da chegada de novas doses, que são adquiridas exclusivamente pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo Governo do Estado do Rio. O adiantamento das aplicações é um importante passo para diminuir o número de casos graves e morte pela doença. Com a diminuição da taxa de transmissão, até quem não for vacinado vai se beneficiar com a imunidade coletiva.

"O grande impacto das vacinas não será apenas individual e sim coletivo. Quando tivermos uma elevada proporção da população vacinada, teremos uma redução imensa da transmissão da Covid-19, os números de casos e consequentemente o número de óbitos, também", afirma Natália Vilaça, coordenadora da Imunização em Quissamã.

Em Conceição de Macabu, a vacina para pessoas sem comorbidades começou na última segunda-feira, 14. A vacinação ocorre no Terminal Rodoviário. Para o público geral basta apresentação de documentação oficial de identificação e comprovante de residência.

Já em Casimiro de Abreu, a vacinação começa neste sábado, 19, exclusivamente para as pessoas nas idades de 59 e 58 anos. No domingo, também haverá vacinação, neste caso, exclusivamente a faixa etária de 57 e 56 anos.

De acordo com a Prefeitura, para se vacinar, as pessoas devem procurar o posto de saúde mais próximo de casa, já os moradores da Região Serrana devem procurar uma unidade básica de saúde no Primeiro Distrito, entre 9h e 15h, levando comprovante de residência e CPF.

Nesta semana, o município imunizou ainda trabalhadores de transporte coletivo, caminhoneiros, trabalhadores de limpeza urbana, gestantes com comorbidades e puérperas com comorbidades.

Em Rio das Ostras e Carapebus, o clima é de pouca informação.

Nos canais oficiais da Prefeitura de Carapebus, nossa equipe não localizou nenhuma informação com relação a vacinação das pessoas sem comorbidades, apesar da prefeitura ter afirmado que já iniciou a vacinação para este público.

Em Rio das Ostras também não há essa informação nos canais oficiais e o município não respondeu até o fechamento desta edição.

Estado do Rio já imunizou 84% dos profissionais da Educação contra a Covid-19

De acordo com levantamento realizado pelo Governo do Estado, no Rio de Janeiro 84% dos profissionais da educação já foram imunizados com a primeira dose da vacina contra o coronavírus. A pesquisa, finalizada no dia 14 de junho, contou com a participação de 48.621 servidores, entre professores e funcionários administrativos e de apoio, lotados nas unidades escolares e Diretorias Regionais, o equivalente a 92% do total. Desses, 40.954 (84%) informaram ter recebido, pelo menos, a primeira dose.

Já entre os 13.543 funcionários terceirizados - de limpeza, merenda e portaria -, 8.414 (62,12%) foram vacinados contra a Covid-19.

"Quando cheguei à Secretaria, percebi a urgência de mapear quantos profissionais estavam imunizados para planejar o retorno presencial seguro das aulas, traçar metas e estabelecer políticas de ensino", destacou o novo secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.

Ainda de acordo com o secretário, as equipes da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) vão continuar acompanhando o calendário de vacinação junto às autoridades de saúde municipais, para reforçar o compromisso da atual gestão com a segurança da rede.

Com relação a autorização das aulas híbridas, a Seeduc informou que leva em consideração o mapa de risco divulgado, sempre às sextas-feiras, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que indica as bandeiras de cada município, bem como os decretos restritivos municipais. No caso das bandeiras vermelha e roxa, as atividades acontecem apenas de forma remota.

No Norte Fluminense, Macaé, Casimiro de Abreu e Carapebus saíram na frente, sendo as primeiras cidades a concluírem a vacinação deste público.

Ao garantir, na última quarta-feira, 16, a aplicação da primeira dose para profissionais da Educação das redes pública e privada acima de 18 anos, Macaé cumpriu mais uma etapa no calendário de vacinação contra a Covid-19, dentro do grupo prioritário definido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Com base nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde foram vacinados professores, auxiliares, estagiários, equipes dos setores administrativos e de limpeza, além porteiros e seguranças que atuam (vínculo ativo) em unidades de ensino situadas em Macaé das redes de Educação Básica (creche e pré-escola), Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Superior e Profissionalizante.

De acordo com a prefeitura, a vacinação representa estratégia do governo municipal de preparação para o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede municipal de ensino.

Em Conceição de Macabu, o grupo de profissionais da Educação avança para o grupo de 20 a 29 anos. Os demais grupos já atendidos, seguem com repescagem.

Em Quissamã, nesta semana foram vacinados profissionais na faixa etária de 35 a 44 anos.

Já em Rio das Ostras, nossa equipe também não conseguiu informações.

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro
AGENCIA NCX MARKETING E VENDAS

Comentários

Zion