Dr. José de Castro poderá dar nome à medalha em homenagem a médicos do RJ

A princípio a ideia era homenagear o Dr. José de Castro a nível estadual

Por RJNEWS em 19/06/2021 às 06:22:00
Dr. José de Castro, o médico dedicou sua vida aos macabuenses desde 1976.

Dr. José de Castro, o médico dedicou sua vida aos macabuenses desde 1976.

Thaiany Pieroni

O conceituado médico de Conceição de Macabu e também ex-prefeito da cidade, Dr. José de Castro, poderá dar nome a uma medalha destinada a homenagear médicos de todo o Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o vereador de Conceição de Macabu, Coutinho Ramalho (PSD), a ideia surgiu durante uma conversa entre ele, seu pai, o ex-vereador, Kódia Ramalho, e o Deputado Estadual Max Lemos (PSDB).

"A princípio a ideia era homenagear o Dr. José de Castro a nível estadual, mas a conversa foi fluindo e o deputado veio com a proposta de não só homenagear o nome dele, como também utilizar o nome do Dr. José como uma homenagem, anual, a ser feita a médicos que se destaquem em suas atividades", contou o vereador.

Ainda segundo Coutinho, o projeto já foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e a expectativa é que em breve, a ideia seja concretizada. O projeto é que todo ano, no mês de outubro, seja escolhido um médico, que atue no Estado do Rio de Janeiro e tenha se destacado em suas atividades, para receber essa honraria chamada "Médico do Povo Dr. José de Castro".

"Para gente é importante porque mantém a memória de um profissional que ajudou muita gente em Conceição de Macabu, um amigo, um político muito querido. Mas também porque abre as portas para divulgação da cidade em âmbito estadual. Estamos bem animados com essa premiação", declarou o vereador.

Nossa equipe tentou contato com o então deputado estadual Max Lemos (PSDB), para saber como fica o andamento do projeto tendo em vista, que o mesmo foi nomeado na última segunda-feira, 14, pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), para o cargo de secretário Estadual de Infraestrutura e Obras, mas até o fechamento desta edição não tivemos retorno.

Sobre o médico José de Castro

De acordo com nota de luto emitida pela Câmara Municipal de Conceição de Macabu, no dia 22 de dezembro, data do óbito do Dr. José de Castro, o médico dedicou sua vida aos macabuenses desde 1976.

Conhecido por ser um ótimo profissional, Dr. José de Castro não negava atendimento para ninguém e por isso, ficou reconhecido pelo seu dom e conquistou o coração da maioria dos moradores de Conceição de Macabu.

Além disso, Dr. José de Castro atuou como prefeito da cidade nos períodos de 1983 a 1989 e de 1993 a 1996. Em 2020, concorreu novamente ao cargo sendo eleito, mas infelizmente, não conseguiu assumir o cargo. Aos 70 anos, Dr. José foi contaminado pelo coronavírus, como tinha comorbidades, sofreu complicações de saúde e não resistiu. Chegou a passar por uma cirurgia onde retirou o stent que tinha desde 2018, quando sofreu um infarto, e colocou ponte de safena. A pressão arterial também não estava boa.

Logo que foi eleito, Dr, José declarou seu anseio por priorizar a saúde do município. De acordo com Castro, a reabertura da maternidade do Hospital Ana Moreira seria prioridade inicial da gestão. "Vamos iniciar pela maternidade", garantiu.

Além disso, Castro, o médico, afirmou que pretendia continuar atuando na medicina. "Vou fazer o possível para conciliar. A presença na prefeitura durante o dia e a noite fazer o atendimento no consultório, pelo menos duas ou três vezes por semana. Primeiro vou saber a legalidade disso e segundo saber o tempo disponível", comentou declarando que a vontade de continuar com os atendimentos médicos é grande.

O Dr. José de Castro ainda afirmou que seu governo será humano. "Voltar a governar depois de tantos anos é muito gratificante. Acredito que o momento de Conceição de Macabu pedia prefeito e vice prefeito, com um perfil de tratar as pessoas e cuidar das pessoas. E o pessoal entendeu isso", finalizou Castro.

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro
AGENCIA NCX MARKETING E VENDAS

Comentários

Zion