Jornalista lança obra com narrativas midiáticas independentes

Segundo o autor, Marcelo Riella Benites, o livro será lançado no próximo dia 29, pelo youtube

Por RJNEWS em 19/06/2021 às 06:12:00
O livro será lançado no próximo dia 29, às 18h, pelo youtube

O livro será lançado no próximo dia 29, às 18h, pelo youtube

Daniela Bairros

O jornalista Marcelo Riella Benites, morador de Rio das Ostras e doutorando na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), sediada em Campos dos Goytacazes, lança no próximo dia 29, o livro "A origem da Mídia Ninja no discurso dos jornalistas". O lançamento será virtual, pelo canal da Rede Unidade e Resistência no Youtube, às 18h.

De acordo com o autor, o livro aborda, entre outras questões, a não obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, acúmulo de funções, horas excessivas de trabalho e baixa remuneração. Marcelo Bennites ressaltou que o cenário atual da profissão do jornalismo, tem sido objeto de estudo do autor, que é formado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Cognição e Linguagem pela Uenf. "O objetivo do livro é convidar, chamar os colegas jornalistas, para aprofundar a identidade de todos, como jornalistas, e depois partir para uma intervenção mais concreta mesmo no mercado de trabalho. Sabemos que muitos até têm baixa autoestima, principalmente nesta época de pandemia, em que muitos precisaram se reinventar dentro da profissão, pois são multitarefas, com baixas remunerações, horas excessivas de trabalho, e é claro, resgatar a exigência do diploma para o exercício da profissão", ressaltou o autor.

No livro, o autor aborda também o questionamento: como os jornalistas formados e atuantes nos veículos tradicionais receberam, em 2013, a grande novidade das narrativas independentes, em especial da Mídia Ninja. "O livro ainda percorre a trajetória da tecnologia e da comunicação desde os mitos e da filosofia grega até a revolução da internet, passando pelos episódios fundamentais da cultura, como o iluminismo. Além disso, apresenta um breve estudo histórico sobre o jornalismo brasileiro.

"Benites, com um texto fluido e bem construído, traz uma importante contribuição ao debate sobre as narrativas midiáticas independentes. O livro não só lança luz sobre questões em torno da crise de identidade do jornalismo profissional, mas também dá pistas para entendermos o atual momento", explicou o jornalista e professor da Uerj e UFRJ, Marcelo Kischinhevsky, na apresentação da obra.

Benittes explicou ainda que o título não é direcionado apenas a profissionais e estudantes de jornalismo, mas a todos os interessados em contribuir com o resgate desse ofício tão importante para a democracia.

Sobre o autor

Morador de Rio das Ostras há 16 anos, Marcello tem contribuído com as lutas e reflexões sobre o exercício da profissão nessa cidade e nos arredores. Jornalista concursado da Assessoria de Comunicação da Câmara de Macaé, membro atuante do Coletivo de Jornalistas de Macaé e Região, Benites integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação Regional da Faculdade Salesiana e cursa o doutorado em Cognição e Linguagem na linha de pesquisa Comunicação, Educação e Novas Tecnologias de Informação da Uenf, em Campos dos Goytacazes.

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki