Macaé é a primeira cidade da região a divulgar vacina para população abaixo de 60 anos sem comorbidades

Dentro da área de cobertura do Rjnews, os municípios seguem o cronograma

Por RJNEWS em 12/06/2021 às 06:52:00
: População em situação de rua foi vacina em Macaé

: População em situação de rua foi vacina em Macaé

Thaiany Pieroni

Macaé foi a primeira cidade, dentro da área de cobertura do RJNews, a divulgar o início da vacinação para a população em geral com idade abaixo de 60 anos. Para este público a vacinação começa neste sábado, 12, mas também segue o escalonamento.

No primeiro dia, 12 de junho, serão vacinados pessoas com idade de 59, 58 e 57 anos. Lembrando que é necessário apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência, CPF ou Cartão do SUS. Também é importante que o público em geral faça o pré-cadastro para a vacinação no site oficial da prefeitura.

De acordo com a Prefeitura, o "Dia D" no sábado servirá como base para as novas etapas de imunização deste grupo, de acordo com o número de vacinas destinadas pela Secretaria estadual de Saúde.

A vacinação ocorrerá nos polos fixos: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo e Colégio Estadual Matias Neto, além da Cidade Universitária (drive-thru). Na Serra, a vacinação acontece nos polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Na última semana, o município também avançou realizando a vacinação em pessoas em situação de rua. A ação foi realizada na Praça Veríssimo de Melo e no Centro Pop e cumpre mais uma etapa na estratégia do governo municipal de enfrentamento à pandemia.De acordo com a Prefeitura, cerca de 50 pessoas foram imunizadas.

"A vacinação é também um ato de acolhimento às pessoas em situação ou em condição de rua. Na próxima etapa, vamos garantir também a vacinação para profissionais do sexo e público LGBTQIA+ acolhidos pela nossa coordenação", destacou Victor Tavares de Souza, coordenador do Consultório na Rua.

As pessoas em situação de rua recebem, ainda, acolhimento no Centro Pop, espaço também reservado para garantir o acesso à primeira dose da vacina contra a Covid-19. "A vacina também oferece maior segurança em saúde para as pessoas em situação de rua", afirmou Vitor Teófilo, coordenador do Centro Pop.

Outro grupo vacinado nesta semana, pertencentes ao grupo prioritário previsto pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), foram os trabalhadores portuários de Macaé, que receberam nesta quarta-feira, 09, a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

A imunização deste grupo acontece de acordo com o número de doses de vacinas direcionadas pelo governo do Estado exclusivamente para esses profissionais que foram vacinados no Porto de Imbetiba.

Macaé abriu também nesta semana a vacinação dos trabalhadores aeroportuários, grupo prioritário incluído no PNI.

Nesta semana, o município deu sequencia também à vacinação dos profissionais da educação com idade até 48 anos. O calendário da próxima semana para este público não havia sido divulgado até o fechamento desta edição.

Rio das Ostras

Rio das Ostras ainda segue vacinando o público com comorbidades. Na próxima segunda-feira, 14, é a vez dos moradores com comorbidades, de 48 anos, tomarem a vacina. A imunização acontece em quatro polos da Cidade, sempre das 9h às 16h.

Lembrando que para receber a vacina, é necessário apresentar Cartão SUS/CPF, documento com foto, comprovante de residência em Rio das Ostras, além de relatório médico ou receita médica com 6 meses de validade ou laudo de exame que comprove a doença

A cidade também está dando sequência à imunização contra a Covid-19 dos professores e trabalhadores da Educação das redes pública e privada da Cidade. Serão imunizados contra o coronavírus professores, merendeiras, profissionais de apoio, de suporte pedagógico e administrativos que atuam no Ensino Fundamental 1 (Anos Iniciais) nas escolas públicas e privadas localizadas em Rio das Ostras. A imunização acontece das 9h às 16h, em três polos na Cidade. Porém, até o fechamento desta edição o calendário da próxima semana, não havia sido divulgado pelo município.

A expectativa é que a vacinação avance na próxima semana, tendo em vista que Rio das Ostras recebeu 1.170 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Essa é a primeira remessa deste imunizante que o Município recebe da Secretaria de Estado de Saúde.

Neste sábado, 12 de junho, as vacinas serão direcionadas à aplicação da 1ª dose para grávidas e puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias) com comorbidade, residentes no Município. A imunização desse público acontece das 9h às 16h, no Polo do Colégio Profa. América Abdalla, no Nova Esperança.

Podem receber a vacina, gestantes e puérperas, a partir de 18 anos, que tenham uma ou mais comorbidades previstas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), divulgado pelo Ministério da Saúde.

Casimiro de Abreu

Casimiro de Abreu afirma que já imunizou 43% de sua população maior de 18 anos contra a Covid-19, apesar de ainda não ter entrado no público sem comorbidades. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, o Município já aplicou a primeira dose em 11.766 pessoas; e destas 5.740 receberam a dose de reforço.

Na última semana, os trabalhadores de Educação Infantil e de Creches receberam a vacina, em seguida foi a vez do pessoal de Ensino Fundamental das redes municipal e particular ser vacinado contra a Covid-19. A expectativa da Secretaria de Saúde é imunizar 299 trabalhadores de escolas municipais e 193 de escolas particulares com a primeira dose.

A vacinação dos Trabalhadores da Educação está sendo feita de forma escalonada obedecendo à seguinte ordem: Creches, Pré-Escolas, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Trabalhadores da Educação do Ensino Superior.

Conforme orientação da Coordenação de Imunização, os trabalhadores da educação devem acompanhar a ordem de vacinação por unidade de ensino, seguindo as redes sociais da Prefeitura de Casimiro de Abreu: Facebook, Instagran e Site oficial.

Quissamã

Na última semana, em Quissamã foram vacinados pacientes com comorbidades, com faixa etária de 55 a 59 anos. Além disso, o município deu inicio a imunização dos profissionais da Educação, das redes pública e privada de ensino. Na primeira fase, estão sendo contemplados os profissionais que estão na ativa, com idade entre 45 e 59 anos.

Carapebus

Carapebus recebe mais uma remessa de vacinas nesta sexta-feira, 11. O lote de com 345 doses da AstraZeneca servirá para reforçar a luta contra a Covid-19. A equipe de imunização segue com o cronograma de vacinação, que ainda não chegou ao público sem comorbidades. A cidade segue vacinando profissionais da educação, forças de segurança, trabalhadores portuários, idosos, pessoas com comorbidades e deficientes.

Conceição de Macabu

De acordo com a Prefeitura de Conceição de Macabu, mais de 6.741 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina na cidade. Porém, o município segue vacinando o publico com comorbidades.

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki