Paratleta de Rio das Ostras garante medalha de ouro em Campeonato Mundial Online de Artes Marciais

Kauan Raphael Uzeda, de apenas 11 anos, garantiu medalha de ouro para o Brasil

Por RJNEWS em 12/06/2021 às 05:24:00
Kauan Raphael Uzeda, de apenas 11 anos, garantiu medalha de ouro para o Brasil

Kauan Raphael Uzeda, de apenas 11 anos, garantiu medalha de ouro para o Brasil

Thaiany Pieroni

Com apenas 11 anos, o paratleta Kauan Raphael Uzêda já é motivo de muito orgulho para o seu treinador, para sua família e para a população de Rio das Ostras. Isso porque o atleta conquistou o primeiro lugar na segunda edição do Campeonato Mundial Online de Artes Marciais (Online World Championships), realizado no início deste mês. Ainda em Rio das Ostras, Bryan Jonathan, também trouxe vitória, garantiu o 8º lugar da competição.

Para o professor, Jean Carlos Oliveira, a vitória não é só do aluno, mas de toda a classe. "É muito gratificante, é uma realização pessoal e profissional. Ver a evolução dos meu alunos não tem preço", declarou.

Jean conta que antes de liberarem as academias em Rio das Ostras, todos os treinos foram online, mas agora, com a liberação, os treinos estão ocorrendo com todos os cuidados necessário.

E o mais curioso é que foi justamente da pandemia, que Kauan iniciou no Karatê. Seu pai, Allan Uzêda, conta que a pratica de uma atividade esportiva foi uma recomendação médica. De início, Kauan treinava futebol, mas com a pandemia, decidiu ir para a luta. E isso faz apenas cinco meses.

"Ele foi acompanhado durante um período pelo Hospital Sara, e os médicos falavam que era para colocar ele em um esporte, futebol, natação. Apesar de ter hemiplegia, ele apresenta uma dificuldade quase imperceptível. Foi então, que ele foi para o futebol, mas com essa pandemia, hora podia hora, estava fechado... decidiu sair. O karatê ele faz por hobby, é veio essa surpresa de ser campeão. Ele está a pouco tempo praticando mas acho que já gosta mais do que futebol", confidenciou.

A felicidade do pai é indescritível de ver a superação do filho dentro e fora dos tatames.. "É muito grande, não imaginava que um dia poderia acontecer!!! Mas ele vem se superando. O Kauan no seu nascimento teve paralisia cerebral e na época ouvimos muitas coisas que poderiam acontecer, como ele não ouvir, não enxergar , não conseguir sustentar o pescoço, ter braço ou perna paralisados , mas com a graça de Deus nada disso aconteceu. Foi acompanhado pelo principais médicos do Brasil e eles se surpreenderam por como ele desenvolveu", contou.

Competição aconteceu em formato virtual

Durante a pandemia, diversos serviços, setores e atividades precisarem se reinventar e no parakarate não foi diferente. No auge da pandemia, as aulas foram mantidas no formato online, agora, já é possível algumas aulas presenciais. Mas, até as competições aderiram o formato virtual.

"E eu confesso que eu era relutante em colocar meus alunos para competir, devido a também não entender direito, mas há um tempo atrás eu conheci o Oscar Sensei diretor do Para-Karate da Federação de Karate Paulista, a FPK. E ele sabendo que eu trabalho com crianças e adultos PCDs, me convidou para inscrever meus alunos em algumas competições pela ParaKarate Brasil, uma entidade que surgiu para a divulgação e fomentação do esporte no país, então eu fiz um vídeo de cada aluno fazendo Kata, significa Forma, e enviei para ele, e assim meus alunos participaram de algumas competições, até chegarem a essa competição internacional que foi realizada no país de Malta", contou o professor, Jean Carlos Oliveira.

E esse foi o caso da Online World Championships, realizada em formato virtual, por conta da pandemia, reuniu paratletas de 42 países. O Brasil, participou com a maior delegação, inscrevendo 35 competidores e conquistou seis medalhas de ouro, sendo uma delas para Rio das Ostras. Ao final, o país ficou em sétimo lugar geral, com 21 medalhas, sendo seis de ouro, seis de prata e nove de bronze.

O coordenador geral do Departamento da Pessoa com Deficiência (PCD) da Federação Paulista de Karatê (FPK), Oscar Garcia Braga Neto, responsável pela equipe que representou o Brasil na competição, avalia a importância de o País estar presente neste relevante certame inclusivo do calendário mundial.

"O convite para participar deste evento veio de Malta e desde o primeiro momento nos empenhamos em inscrever uma grande equipe. Avalio que contarmos com a presença de vários praticantes do parakaratê numa competição com tamanho alcance seja de extrema importância. Conseguimos reunir 35 paratletas de diversos Estados e estamos muito felizes por isso. Outro marco nesta disputa é constatar o crescimento vertiginoso da quantidade de praticantes de parakaratê que hoje desfrutam numerosos benefícios oferecidos pela atividade", destacou Oscar Garcia.

Em março, o Parakarate Brazil fortaleceu País no universo esportivo ao participar do Congresso Internacional de Inclusão. O evento reuniu representantes do Brasil, Argentina, Arábia Saudita, Chile, Cuba, Eslováquia, Equador, Espanha, índia, Itália, México, Moçambique, Panamá, Portugal, Romênia, Suécia e Venezuela.

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro
AGENCIA NCX MARKETING E VENDAS

Comentários

Zion