BANNER

Carapebus promove I Feira de Educação Ambiental na Praça Frei Balthasar

Por RJNEWS em 31/05/2023 às 05:48:55
Abertura da feira foi realizada na manhã desta terça-feira (30). Programação segue até a próxima quinta-feira, 1º de junho

Abertura da feira foi realizada na manhã desta terça-feira (30). Programação segue até a próxima quinta-feira, 1º de junho

A Prefeitura de Carapebus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAMB), realizou na manhã desta terça-feira (30), na Praça Frei Balthasar, a abertura da I Feira de Educação Ambiental de Carapebus (FEAC). O evento, que segue até a próxima quinta-feira (1º), faz parte da Semana do Meio Ambiente 2023, cujo tema é Carapebus Combate a Poluição – Soluções para a poluição plástica, seguindo definição da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Marcelo Borginho; da secretária de Meio Ambiente, Melina Nascimento; da secretária de Educação, Ivanete Fernandes; do secretário de Turismo, Caio César. Representando o legislativo de Carapebus, o vereador Maicon Véio.

Borginho deu as boas vindas aos alunos da rede municipal de ensino e ressaltou a importância da feira ambiental e a Semana do Meio Ambiente. "Esse evento é de extrema importância, porque chama a atenção dos alunos e de toda sociedade, para que tenhamos sim uma preocupação de preservar nosso meio ambiente, como a Lagoa de Carapebus e o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba".

O vice-prefeito também parabenizou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pela iniciativa de criar a feira de educação ambiental. "Quero parabenizar a secretária Melina por trazer os alunos da rede municipal de ensino para visitar a feira, aprender mais sobre o meio ambiente e visitar os estandes. É preciso conhecer bem nosso meio ambiente para protegê-lo".

Melina também deu as boas vindas ao público presente, especialmente aos alunos das redes privada e municipal de ensino. "Quero agradecer a presença de todos os alunos, professores, educadores, representantes dos estandes expostos aqui. Esse é o primeiro dia da feira, que é muito importante para a educação ambiental do nosso município. Nosso público-alvo são os alunos da educação, mas toda população pode visitar os estandes, além de participar das oficinas e palestras. Tudo isso até quinta-feira, dia 1º de junho".

Ivanete avaliou como positiva a participação dos alunos da rede municipal de ensino no primeiro dia da feira. "Os alunos aprendem muito sobre o meio ambiente nas escolas e aqui na feira, no estande da secretaria, estamos expondo o que aprendem em sala de aula para que as pessoas possam conhecer mais".

Na I Feira de Educação Ambiental de Carapebus, os alunos podem visitar os estandes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca; Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria Municipal de Educação; Vigilância Sanitária e Ambiental; Organização Não-Governamental (ONG) Juntos Somos + Fortes; Rio + Saneamento e Projeto Limpa Rio Comunidade.

Abertura

A feira foi iniciada com apresentação dos jovens da Guarda Mirim, que no palco cantaram os Hinos Nacional Brasileiro e de Carapebus. Em seguida, a programação na parte da manhã, com a realização de palestras e oficinas, com o tema Reciclagem como meio de evitar a poluição, teve a participação dos alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º) da Escola Municipal Salim Selem Bichara. Eles subiram ao palco para a contação de história do livro "O Mundinho", com a professora Isabela.


Ainda na parte da manhã, os estandes foram visitados pelos alunos das escolas: E.M Luiz Carlos Fragoso; E.M Davi Lincoln Santos Mancebo; E.M Salim Selem Bichara; Escola Estadual Municipalizada Nicolau Zulo; E.M Antônio Marcos França de Sousa; E.M Seraphina de Oliveira Fragoso; E.M Maria Ana Batista; Escola Estadual Municipalizada Lameiro e Centro Municipal de Educação Especial (CEMAE).

Ainda na programação da manhã, a oficina de fabricação de brinquedos com materiais recicláveis, com a participação de Walter Costa, do Projeto Limpa Rio Comunidade, também reuniu alunos da rede municipal de ensino.

No estande da Secretaria de Meio Ambiente, a Empresa Ecológika participa com a disponibilização de latões para coletiva seletiva. No mesmo estande, o público presente à feira, poderá conhecer outros projetos desenvolvidos pela pasta, como coleta do óleo usado, coleta de bitucas de cigarro, coleta de lixo eletrônico, entre outros.

A programação da parte da manhã foi encerrada com apresentação de música com alunos da Secretaria Municipal de Cultura.

Mais palestras e oficinas no período da tarde

Na parte da tarde, alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) participaram de palestra, cujo tema foi Reciclagem como meio de evitar a poluição, com representantes da ONG Juntos Somos + Fortes.

Em seguida, às 14h30, foi realizada oficina de fabricação de filtro de água com materiais recicláveis, com Walter Costa do Projeto Limpa Rio Comunidade.

Também na parte da tarde, os alunos da Escola Municipalizada Camboim; Escola Estadual Municipalizada José Rozendo de Barcelos e Escola Municipal Antônio Augusto da Paz, visitaram os estandes das secretarias de Meio Ambiente; Agricultura, Abastecimento e Pesca; Educação; Cultura; Vigilância Sanitária e Ambiental; ONG Juntos Somos + Fortes e Rio + Saneamento e Projeto Limpa Rio Comunidade.

Os alunos que visitaram a feira no primeiro dia participaram também da Sirene do Desafio. Conforme o dispositivo é disparado, uma pergunta relativa ao tema da Semana do Meio Ambiente 2023 é feita e, em caso de resposta correta, o aluno ou aluna recebe um prêmio.

A programação da Semana do Meio Ambiente 2023 de Carapebus será realizada até o dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste dia também, a turma da rede municipal vencedora do Desafio do Óleo será anunciada e ganhará um superprêmio.

Fonte: ASCOM

Comunicar erro
Corretora

Comentários

Zion