Vereadores de Macaé querem relatório de escolas públicas aptas para o retorno das aulas

Para o autor do requerimento, vereador Cesinha (PROS), é preciso avançar mais na questão

Por RJNEWS em 09/06/2021 às 05:04:00
Vereador Cesinha é autor do requerimento para saber as condições das escolas da rede pública de Macaé

Vereador Cesinha é autor do requerimento para saber as condições das escolas da rede pública de Macaé

Daniela Bairros

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira, dia 08, os vereadores aprovaram requerimento, de autoria do vereador Cesinha (PROS), que solicita ao Poder Executivo, relatório das escolas da rede pública de ensino que estão aptas ao retorno das aulas. Segundo decreto da Prefeitura de Macaé, o retorno gradual das aulas na rede pública será iniciado no dia 28 de junho.

Durante a sessão, o autor do requerimento, presidente da Câmara Municipal, vereador Cesinha, afirmou que, devido à proximidade da data para o retorno das aulas na rede pública de ensino, e também às dificuldades estruturais de muitas unidades de ensino, a expectativa, de acordo com o parlamentar, é conseguir avançar mais na questão. "Sabemos que todos os profissionais que estão à frente da educação de Macaé, mas o setor requer atenção, que requer a presença da secretária de Educação, Eliane Araújo. O requerimento trata de assuntos muito relevantes quanto à retomada das aulas na rede pública. Então, se não fizerem uma força-tarefa, acredito que não haverá condições para a volta às aulas. É preciso que os profissionais da pasta estejam atentos, e que possam fazer, o esforço necessário, para que as escolas estejam aptas a receber os alunos a partir do dia 28. Ao todo, são cerca de 40 mil alunos", enfatizou.

Ainda para o vereador Cesinha, a expectativa também é que, até o início do retorno das aulas na rede pública, todos os profissionais da educação estejam vacinados em Macaé. "Pedimos um esforço maior dos profissionais da educação. Até agora eu, como presidente, não vi e nem acredito, que a secretaria de Educação, está altamente voltada para este tema específico, que é o retorno das aulas", declarou.

O vereador Edson Chiquini (PSD), em sua fala, afirmou que é a favor do retorno às aulas, mas com responsabilidade. "Nós vamos voltar às aulas nas datas já informadas pela prefeitura, por meio de decreto, mas não podemos esquecer de dar qualidade para quem vai voltar às aulas. Nós temos um transporte escolar, que precisa ter qualidade nesta volta às aulas. Precisamos que a Vigilância Sanitária visite as escolas, para que os estabelecimentos sejam liberados. Porque não pode, como já foi falado nesta casa, os diretores serem responsáveis por essa volta às aulas. Até porque eles não são as pessoas mais técnicas para liberação do retorno. Nós temos também a Secretaria de Obras, que precisa dar esse apoio nas demandas solicitadas pelos diretores das escolas. Nós precisamos de uma resposta rápida da secretaria de Educação. Se temos condições, ou não, de voltar às aulas. Porque não podemos voltar de qualquer jeito. Se não temos condições, então não poderemos voltar. Não é só vacinar os professores. Há outras questões também. Quero alertar, tanto a secretaria de Educação, quanto a Vigilância Sanitária e secretaria de Obras, que precisam fazer o dever de casa deles, para o retorno das aulas nas escolas públicas. Todos esses setores também são responsáveis para o retorno das aulas", concluiu.

O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro

Comentários

Zion