Municípios do Norte Fluminense começam vacinação contra o coronavírus para educação

Imunização é uma das exigências dos profissionais, que estão sendo orientados a retornarem

Por RJNEWS em 05/06/2021 às 07:48:00
Segundo sindicato dos professores, categoria não teve garantia de vacina em Macaé

Segundo sindicato dos professores, categoria não teve garantia de vacina em Macaé

Municípios do Norte Fluminense começam vacinação contra o coronavírus para os profissionais da educação

Imunização é uma das exigências dos profissionais, que estão sendo orientados a retornarem aos seus postos de trabalho

Thaiany Pieroni

Nesta semana, os profissionais da educação da Região Norte Fluminense começarão a ser vacinados contra o coronavírus. A vacina é considerada

um passo importante, tendo em vista que alguns profissionais já retornaram as escolas e outros devem retornar em breve.

Em Macaé, onde as aulas na rede privada já começaram, de forma presencial, e as da rede pública municipal estão previstas para começar no próximo dia 28, a vacinação para os profissionais da educação deve começar na próxima quarta-feira, 09. A decisão foi um entendimento firmado entre o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) e o Ministério Público Estadual (MPE).

O calendário definido junto à equipe da Secretaria Municipal de Saúde segue os mesmos critérios de faixa etária, cumpridos também os grupos de comorbidades e de deficiências permanentes. "O nosso objetivo é avançar na vacinação, alcançando os profissionais da Educação, seguindo também o nosso plano de retorno das aulas presenciais nas unidades de ensino da cidade", explicou o prefeito.

De acordo com a prefeitura, no primeiro dia serão vacinados profissionais da educação que atuam em creches com idade de 59 anos. As demais informações sobre a vacinação dos profissionais da educação serão anunciadas nas redes oficiais da prefeitura.

Já em Conceição de Macabu, as aulas também haviam sido autorizadas a retornar, por meio de decreto, mas precisaram ser suspensas novamente, devido a um retrocesso da bandeira de risco. Porém, a vacinação já começou.

As primeiras doses foram distribuídas no feriado. Nesse primeiro momento, professores e auxiliares que atuam em escolas públicas, estaduais e privadas, com idade de 59 a 55 anos, recebem o imunizante no sistema drive-thru.

De acordo com o secretário de Saúde Pedro Folly, a previsão é que o calendário avance nas próximas semanas, conforme chegarem mais vacinas.

Em Rio das Ostras, a prefeitura informou que a vacina deve começar na próxima semana. Porém, os critérios, datas, locais e horários de vacinação serão informados em breve pela Secretaria de Saúde.

O retorno das aulas presenciais para rede particular do município está previsto para o dia 07 de junho. Já para a rede pública municipal, o retorno previsto é para o dia 30.

Diante deste cenário, a Prefeitura de Rio das Ostras realizou na última quarta-feira, 02, uma testagem em massa, que foi direcionada a pessoas que atuam nas escolas das redes privada e pública estadual. De acordo com a prefeitura, foram testadas 527 pessoas nesta quarta-feira, 2, na sede da Secretaria de Educação, sendo que 21 tiveram resultado positivo.

Casimiro de Abreu, apesar de ainda não ter divulgado previsão para o retorno das aulas presenciais, também já iniciou a vacinação dos trabalhadores da educação, neste feriadão.

No município, a ordem de vacinação será escalonada, obedecendo a seguinte ordem: creches, pré-Escolas, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Trabalhadores da Educação do Ensino Superior. Os profissionais devem acompanhar a ordem de vacinação por unidade de ensino, seguindo as redes sociais da Prefeitura de Casimiro de Abreu: Facebook, Instagran e site oficial.

O município de Carapebus ainda não divulgou calendários para a categoria

Professores da região participarão de assembleia para decidir sobre condições do retorno das aulas

Apesar dos municípios terem iniciado a vacinação para os profissionais da educação, o retorno das aulas presenciais, antes da imunização total da categoria, ainda é motivo de muitos debates.

Neste sábado, o Sindicato dos Professores de Macaé e Região - Sinpro realizará uma assembleia com professores de escolas particulares dos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabú, Silva Jardim, Rio Bonito, Carapebus e Quissamã, justamente, para debater o tema.

Serão debatidos os seguintes temas: condições de trabalho necessárias para o restabelecimento das atividades presenciais; deliberação sobre a conveniência de paralisação das atividades em defesa da saúde dos trabalhadores, da vida e do emprego, caso os representantes governamentais autorizem o retorno às aulas.

A presidente do sindicato, Guilhermina Rocha, afirma que a posição do Sinpro Macaé e Região é de contrariedade ao retorno, porque a doença é fatal e não há condições de uma retomada presencial das aulas, sem a imunização de toda comunidade escolar.

"A preocupação do sindicato é de que os professores voltem às salas de aula sem vacina. Se fosse uma ou duas escolas, apenas, seria mais fácil de controlar. Mas é uma estrutura muito grande. Nós estamos defendendo que vacine todos os funcionários e alunos porque eles ficam misturados e isso aumenta significativamente o contágio do coronavírus", alertou.

Guilhermina ainda afirmou que o mais prudente é esperar e imunizar os trabalhadores antes do retorno das aulas presenciais. "É melhor aguardar mais um pouco para o retorno seguro. Mais de 460 mil brasileiros já morreram. É uma doença cruel e terrível. Não dá para brincar com a saúde dos docentes e estudantes. Precisa ter o entendimento científico e a responsabilidade para não colocar vidas em risco", concluiu.

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro

Comentários

Zion