Ocyan quer aumentar uso de bicicletas em Macaé

Parceria com o Instituto Aromeiazero chega na cidade no segundo semestre

Por RJNEWS em 02/06/2021 às 17:11:47

Na véspera do Dia mundial da Bicicleta, a Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, lança o programa Pedala Macaé, em parceria com a ONG Paulista Aromeiazero, para estimular a segurança do ciclista e o uso desse modal de transporte e mobilidade. A ação faz parte da nova Plataforma Socioambiental da Ocyan, que tem suas linhas de atuação voltadas para a promoção de ações de meio ambiente e desenvolvimento humano.

"O isolamento social incentiva pedaladas como meio de transporte, seja por lazer ou para o trabalho e como prática de exercício físico individual. Seu uso tem se expandido no país, dados mostram que, em 2020, o setor de bicicletas elevou o faturamento em 54%, na contramão da crise econômica pela qual passa o Brasil. Foi para estimular essa nova alternativa que lançamos o programa, em parceria com a Aromeiazero, especializada em estimular o uso das duas rodas", explica Jocelina Valle, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Ocyan.

Dados do Ciclomapa, ferramenta que busca ampliar a visibilidade de infraestrutura cicloviária, mostram que Macaé possui 15km de ciclovias, uma bicicletaria e um bicicletário. "Estamos chegando na "capital do petróleo" com dez anos de experiência em usar a bicicleta como ferramenta de mudança social. Vemos potencial para Macaé se tornar também a "capital da bicicleta". O projeto tem tudo a ver com a cidade e vai movimentar a população, tanto economicamente quanto fisicamente", pontua Murilo Casagrande, diretor da Aromeiazero.

O projeto Pedala Macaé terá quatro etapas. A primeira delas é o mapeamento de dados e de pessoas que atuam no mundo da bicicleta e vai envolver ONGs parceiras e líderes indicados pela Ocyan. O projeto contratará nove profissionais, residentes do município que tenham amplo conhecimento nesse modal para estimular seu uso e que conheçam bem a cidade para ajudar no processo.

Na sequência, será realizada a campanha "Bike Parada Não Rola", que consiste em recolher bicicletas abandonadas para serem utilizadas nos projetos do Aro, como: Viver de Bike, que ensina mecânica e economia solidária para moradores da periferia e o Rodinha Zero, que ensina crianças a pedalarem com autonomia e segurança sem rodinhas de apoio.

"Queremos incentivar também o empreendedorismo nesse universo do ciclismo. É possível ter uma renda com as bicicletas. Números da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) comprovam que o setor está em pleno crescimento. O projeto Viver de Bike é direcionado para isso", esclarece a coordenadora da Ocyan.

Em 2020, foram gerados 1.079 novos empregos com carteira assinada na fabricação de bicicletas e componentes no Brasil. O comércio varejista de bicicletas, por sua vez, gerou 984 novos empregos com carteira assinada. Considerando apenas os meses de janeiro e fevereiro de 2021, os números de empregos nas lojas de bicicletas evidenciam ainda o bom desempenho do setor como um todo, com um saldo positivo de 424 novos empregos com carteira assinada em apenas dois meses, segundo a Aliança Bike.

Revitalização

O Programa de Responsabilidade Socioambiental da Ocyan começou em 2021 cheio de novidades. Depois de um estudo aprofundado, foram identificadas oportunidades para criar uma Plataforma Socioambiental, seguindo um novo viés.

"A partir deste ano, vamos considerar duas linhas de atuação: desenvolvimento local e humano, além de proatividade ambiental e climática. Também queremos potencializar a Ocyan como promotora de transformação na sociedade, especialmente nas comunidades onde atuamos, fortalecendo assim as ações da empresa", Marco Aurélio Fonseca, vice-presidente de Sustentabilidade.

O compromisso com a sociedade vai ser ainda mais o norteador das ações que estão por vir com a revitalização do programa. Uma outra grande mudança que poderá ser vista logo num primeiro momento diz respeito ao programa Escola em Ação, que passa a ser parte do eixo "Desenvolvimento local e humano".

Sobre a Ocyan

A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança dos integrantes e da operação, a parceria de confiança com os clientes, e o compromisso com a ética e a transparência. A companhia encoraja também a diversidade e inclusão dentro e fora da empresa. Fazem parte da frota da empresa atualmente cinco unidades de perfuração e duas embarcações FPSO (floating, production, storage and offloading). A Ocyan desenvolve também projetos SURF, fabricação e instalação de equipamentos submarinos, e presta serviços de manutenção offshore. Mais informações: www.ocyan-sa.com

Sobre Aromeiazero

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis. Para maiores informações: https://www.aromeiazero.org.br/.

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion