Conceição de Macabu volta para bandeira vermelha e moradores pedem mais fiscalização

Em uma semana, município registrou mais de cem novos casos confirmados

Por RJNEWS em 29/05/2021 às 07:28:00
Município retrocedeu à bandeira vermelha da Covid-19

Município retrocedeu à bandeira vermelha da Covid-19

Thaiany Pieroni

O município de Conceição de Macabu retrocedeu, mais uma vez, no controle da pandemia do coronavírus. A cidade voltou para a bandeira vermelha, ou seja, com alto risco de contaminação por Covid-19. Com isso, as aulas presenciais voltaram a ser suspensas e a população pede mais fiscalização por parte do poder público para evitar aglomerações.

A situação pandêmica do município, baseada na classificação por bandeiras, agora é divulgada, apenas uma vez na semana. Na última semana epidemiológica, calculada entre os dias 16 e 22 de maio, o município registrou 190 atendimentos, registrando 140 novos casos de coronavírus confirmados.

De acordo com os indicadores epidemiológicos definidos pelo Ministério da Saúde, os números do município, neste período, foram de 40% de ocupação de leitos (Unidade de Tratamento Intensivo) UTI adulto por Síndromes Respiratórias Agudas (SRAG); 66,60% de ocupação de leitos clínicos adultos por SRAG; 77,4 dias de previsão de esgotamento de leitos UTI (risco); 100% de variação de número de óbitos por Covid-19; 115,38% de variação do número de casos de Covid-19;77,70% de positividade.

Os dados são calculados de acordo com o Instrumento para Apoio à Tomada de Decisão na resposta à pandemia da COVID-19 na Esfera Local, publicado no Diário Oficial Nº88, de 30 de julho de 2020. O documento foi criado para a elaboração de Painel de Risco, que fundamenta a adoção de medidas em relação à flexibilização de atividades econômicas e sociais. Com base no instrumento para a realização do cálculo, Conceição de Macabu encontra-se na bandeira vermelha, com alto risco no grau de contaminação da doença. O município conta com 23 pontos.

Apesar do novo boletim epidemiológico ter previsão de ser divulgado só na próxima semana, o RJ News fez um cálculo, com base nos boletins diários e identificou que, na última semana, a cidade continuou a registrar mais de cem novos casos. Nesta quinta-feira, 27, a cidade totalizou 3.644 confirmados, sendo 126 somente nos últimos sete dias, 3.413 estão recuperados.

"Pedimos que a população vá na rua apenas quando necessário, use máscara e mantenha o distanciamento uma das outras. Em caso de sintomas, ou contato com pessoas com contágio confirmado, se dirija ao Centro de Referência, que funciona 24h, na Rua Alice Barbosa, 95, Bocaina. Telefones: (22) 99248 8185 / 99290 0926 / 2779 2486", informou a prefeitura.

População quer mais fiscalização por parte do Poder Público

Diante dos novos dados, a população voltou a cobrar mais fiscalização por parte do poder público para conter aglomerações.

"É um absurdo, falta de consciência do povo e dos órgãos responsáveis, liberou a abertura de tudo os bares, estavam lotados e ninguém de máscara. Parece que quanto pior melhor, o hospital não têm condições nenhuma de dar conta disso! E por isso, as pessoas vão morrendo, e mesmo assim querem que as crianças voltem às aulas para ficar nessa situação, azul sala de aula, vermelho fica em casa! Será que é tão difícil enxergar que essas aglomerações só servem pra aumentar as contaminações, e assim lotar o centro de referência, hospital e continuar morrendo mais e mais gente", comentou Christie Barreto.

Maristela Morais Tavares, lembrou que o município precisa ser mais atento ao cumprimento das medidas. "A vacina não depende do município, mas as medidas restritivas sim. Já passou da hora a muito tempo", cobrou.

Olga Maria lamentou o resultado, que é consequência das atitudes. "O povo não respeita. Está aí a consequência. Subindo novamente. E no vermelho!", declarou.

Carlos Antonio Coutinho também frisou a importância do município adotar medidas mais rigidas. "As autoridades do município precisam tomar medidas duras, mesmo que sejam antipáticas para muitos, ou a população de Macabu vai estar totalmente contaminada por este vírus. Muitas pessoas infectadas andando pelas ruas e transmitindo o vírus. Esse descaso do poder público não está dando para entender", declarou.

A Prefeitura de Conceição de Macabu disponibiliza os seguintes telefones para denúncias de estabelecimentos comerciais que estejam descumprindo os decretos, ou lugares com aglomerações: (22) 99603-0862 - Guarda Municipal e (22) 2779-3000 - Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Pacientes internados com Covid-19 podem fazer vídeo chamadas com familiares

Para minimizar o cenário, que é grave, os pacientes internados na ala Covid do Hospital Ana Moreira, que não podem receber visitas, estão se conectando com seus familiares, através de um aparelho celular, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o município, a ideia é aproximar os internados com as pessoas que mais amam, através de vídeo chamadas com os parentes.

"O trabalho humanizado tem trazido bons resultados, e neste momento de pandemia, atos que demonstram compaixão, e que possibilitam o enfermo a ouvir forças para a recuperação, tendem a fortalecê-lo. O contato com a família permite mensagens de fé, carinho e esperanças.

A nossa maior obra é cuidar das pessoas", informou o município, por meio de nota.

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki