Como afiar o corpo e a mente com esportes sem sair de casa

Em tempos de isolamento, a importância da prática de esportes

Por RJNEWS em 19/05/2021 às 15:41:35
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda entre 30 e 60 minutos diários de exercícios físicos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda entre 30 e 60 minutos diários de exercícios físicos

Em tempos de isolamento, a importância da prática de esportes é enorme e vai além do âmbito de entretenimento e distração. Isso porque é crucial movimentar os músculos por meio de atividades físicas. De forma análoga, o cérebro também precisa ser estimulado, e um dos caminhos é justamente o esporte.

A prática esportiva está diretamente ligada ao bem estar porque atua na liberação de hormônios como endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina, que, entre outras funções, são responsáveis pelo sentimento de felicidade no organismo. O esporte, portanto, é um importante aliado para o equilíbrio emocional.

"Nessa época de quarentena, praticar atividades física é importante porque o isolamento e o tempo ocioso nos deixam predispostos a caso de ansiedade e depressão. Além disso, a atividade física feita de maneira regular e moderada, como uma corridinha na esteira, melhora o nosso sistema imunológico. Diante disso, caso a pessoa saudável contraia o vírus, há uma possibilidade maior da recuperação do organismo ser mais rápida e positiva", é o que diz Maria Helena Aita Kerbej, professora de educação física da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e especialista no assunto.

Engana-se quem pensa que a prática esportiva precisa necessariamente estar atrelada a uma atividade externa, em clubes ou academias, ou a um grupo grande de pessoas, como aquela clássica pelada com os amigos. É possível exercitar o corpo e a mente em casa, com pouco equipamento disponível.

Atividades físicas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda entre 30 e 60 minutos diários de exercícios físicos com intensidade moderada (para quem tem estilo de vida mais sedentário, o ideal é começar com poucos minutos e ir progredindo com o tempo), que são cruciais na prevenção de doenças crônicas. A boa notícia é que não é necessário ir a uma academia, afinal elas estão fechadas.

Para quem possui alguns itens de ginástica e musculação, como esteira, bicicleta ergométrica, elásticos e halteres – que podem ser adquiridos pela internet –, a prática fica ainda mais fácil com uma série de exercícios hipertróficos e aeróbicos que podem ser feitos via orientação online, também por meio de aplicativos.

Mas mesmo quem não possui aparelhos pode se exercitar usando o peso do próprio corpo com exercícios isométricos, polichinelos, agachamentos, flexões e abdominais, que são importantes tanto na queima de gordura quanto no fortalecimento muscular – além, é claro, de atuarem na liberação dos hormônios já citados.

"É de suma importância manter os hábitos saudáveis, mesmo estando em casa. Isso é possível com exercícios que usam o próprio peso corporal. Também é possível manter o condicionamento físico, a flexibilidade, as medidas e se beneficiar de todas as respostas hormonais que o exercício proporciona", explica o personal trainer Guilherme Pereira, em entrevista à Agência Brasil.

Esportes mentais

Manter os músculos fortes é de suma importância – mas não é o suficiente para um organismo saudável. Isso porque o cérebro também precisa ser estimulado para que sejam evitadas doenças de ordem neurológica. Você pode não saber, mas ao jogar por exemplo poker ou xadrez também está praticando esporte: são os chamados "esportes da mente", que levam esse nome justamente por terem sua prática associada a estímulos cerebrais.

O poker, a princípio, pode parecer um jogo de sorte, mas está longe de ser. Embora ela seja um fator de considerável importância, ele diz mais respeito à capacidade de leitura de jogo e dos seus oponentes, ao cálculo rápido de probabilidades e à habilidade de tomar decisões assertivas em um curto espaço de tempo. Isso tudo estimula os dois lados do cérebro e aumenta sua capacidade de concentração, criatividade, raciocínio, agilidade de pensamento, entre outras atribuições.

Além de ser um grande "motor" de funções cognitivas do cérebro, o poker traz ensinamentos para temas importantes do dia a dia. Ao gerir corretamente suas fichas, por exemplo, você estará aprimorando sua capacidade de gestão de recursos financeiros, além de adquirir algumas noções básicas para investimentos. A tomada de decisões e a habilidade de prever movimentos antes de agir, que estão amplamente presentes no esporte, também são úteis em situações corriqueiras da vida pessoal e profissional.

O mesmo acontece com o xadrez, que também exige a capacidade de prever movimentos adversários a cada rodada e mover as peças de forma adequada. O jogo é um importante aliado no combate a doenças como Alzheimer, uma vez que é um estimulante para a memória e raciocínio.

Tanto poker quanto xadrez possuem alternativas virtuais que sequer exigem contato físico para serem praticados, e são estimulantes para a mente da mesma forma, assim como outras modalidades de esporte da mente como damas, bridge e go. Basta escolher aquela que mais te agrada e deixar o cérebro afiado.

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki